Uber lança site com informações de seus usuários

Uber lança site com informações de seus usuários


Atualizado em janeiro de 2017


A Uber lançou o site Movement, que funciona como uma espécie de plataforma de acesso aos dados de trânsito das cidades onde ela opera. O objetivo da empresa, com essa novidade, é "ter um papel em ajudar as cidades a crescer de uma maneira que funcione para todos".


O site trará as informações que a empresa coleta sobre as viagens feitas por seus usuários e motoristas organizadas de uma maneira simples de se analisar. Será possível ver num mapa da cidade dados como os locais e horários de maior e menor demanda, o tempo médio que uma viagem entre quaisquer duas regiões leva e outras informações desse tipo.

Por enquanto, o site ainda está em desenvolvimento, e é necessário cadastrar seu e-mail para poder acessar a plataforma. A expectativa da empresa, no entanto, é que ela venha a ser usada por organizações, pesquisadores e urbanistas para ajudar a tomar decisões sobre o planejamento urbano em torno da questão da mobilidade.

Polêmica

Uma questão que surge em torno do compartilhamento de tais informações é a da privacidade. Afinal, a empresa rastreia seus usuários (mesmo depois de eles pararam de usar o serviço), o que faz com que ela tenha acesso a informações bastante sensíveis. Tornar públicos tais dados, portanto, poderia constituir uma violação drástica de privacidade.

No entanto, a empresa alegou que só disponibilizará os dados de trânsito das regiões nas quais ela for capaz de "anonimizar" as informações. Quando um local não tiver viagens suficientes para que cada viagem individual se perca na massa de dados, a empresa não revelará os dados até que essa situação mude.




Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo