Combate à intolerância religiosa é tema da redação do Enem 2016

Combate à intolerância religiosa é tema da redação do Enem 2016


Atualizado em novembro de 2016


O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 é "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pouco depois do fechamento dos portões dos locais de prova, por meio do Twitter.

O professor Filipe Couto, que ensina Língua Portuguesa, classificou o tema como "maravilhoso", mantendo a linha das edições anteriores.




– Segue a direção de tentar colocar para o jovem um caminho para o viver mais harmônico, apresentando problemas cadentes da sociedade e esperando que ele seja capaz de organizar e propor intervenções necessárias – disse ele, ressaltando que o candidato consiga mostrar o respeito à diversidade: – Ele tem que entender que as pessoas têm suas tradições e a existência de uma cultura não significa a extinção da outra.

Para a correção da redação, são levadas em conta cinco competências: o domínio da língua portuguesa; a compreensão do tema proposto; a capacidade de selecionar e organizar ideias; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e a elaboração de intervenção para o problema abordado.


Fonte: Inep