Projeto de lei quer antecipar feriados de dias de semana para segunda-feira

Projeto de lei quer antecipar feriados de dias de semana para segunda-feira


Atualizado em janeiro de 2017


Você acha que o Brasil é um país que possui muitos feriados? Acha bom ou ruim quando eles caem durante a semana, em plena terça ou quarta-feira, por exemplo?


Pois um projeto de lei do senador Dário Berger (PMDB-SC) quer antecipar para segunda-feira os feriados que caírem em dia de semana. De acordo com o texto, no entanto, aqueles que forem aos sábados e domingos permanecem nestes dias sem alteração.

A proposta, que está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), preserva oito datas, que serão comemoradas em seu próprio dia. São elas: o Carnaval, a Sexta-feira Santa, o Dia do Trabalho, Corpus Christi, Dia da Independência do Brasil, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Natal e o Dia da Confraternização Universal, em 1º de janeiro.

Pensando na economia

Com o projeto, Dário Berger pretende evitar prejuízos à comercialização de bens e serviços por causa da extensão de feriados que caem no meio da semana, produzindo o que ficou conhecido como enforcamento.

Ele quer, com a proposta, preservar os feriados nacionais e datas comemorativas nacionais sem, no entanto, desaquecer a economia. ''Quando acontece no meio da semana, normalmente o feriado é estendido, e isso gera prejuízo às empresas, ao emprego dos trabalhadores, e a arrecadação dos governos, pois reduz a comercialização de bens e serviços''.

Segundo o autor, a segunda-feira foi escolhida para não prejudicar os comerciantes, que têm as vendas aumentadas às sextas-feiras.


Fonte: Senado Federal


Confira também: Multa por som alto agora pode ser aplicada sem medidor de decibéis