Sete campi federais estão ocupados por estudantes em SC contra PEC 241

Sete campi federais estão ocupados por estudantes em SC contra PEC 241


Santa Catarina – outubro de 2016


Santa Catarina registra nesta terça-feira (25) pelo menos sete campi ocupados por estudantes, em unidades do Instituto Federal Catarinense (IFC) e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Conforme as assessorias de ambos institutos, as manifestações ocorrem de maneira pacífica. A primeira ocupação foi registrada no dia 17 de outubro, em Rio do Sul.


O movimento Ocupa Escola acontece em todo o país, contra a proposta de emenda constitucional (PEC) 241, que fixa um limite anual de despesas aos órgãos públicos, e a medida provisória 746, que estabelece mudanças no ensino médio.

As ocupações mais recentes foram registradas em três cidades na segunda-feira (24), no IFSC de São José, na Grande Florianópolis, e Xanxerê, no Oeste catarinense. O campus do IFC de Camboriú, no Litoral, também foi ocupado.

A unidade do IFC de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, foi a primeira ocupação de instituição federal em Santa Catarina, com início no dia 17 de outubro. Depois, na quarta-feira (19), estudantes de Araquari, no Norte, aderiram à paralisação.

Ainda na quarta, começaram as ocupações nos campi do IFSC, com início em Araranguá, no Sul catarinense. Na quinta-feira (20), foi a vez da unidade de Chapecó, no Oeste.

Conforme a secretaria estadual de Educação, não há escolas estaduais ocupadas. Entretanto, até a manhã de segunda (24), ao menos duas unidades estaduais de São Lourenço do Oeste, no Oeste, estavam ocupadas.

Atividades

Nas ocupações federais em unidades de São José, Xanxerê e Camboriú as aulas estão mantidas. Já nas de Chapecó estão canceladas por tempo indeterminado, Rio do Sul suspensa por alagamento e Araquari suspensa nesta terça, com possibilidade de retomada na quarta, conforme assembleia.