Barack Obama comemora desemprego menor que 5% nos EUA

Barack Obama comemora desemprego menor que 5% nos EUA


Boas Escolhas – fevereiro de 2016


O presidente norte-americano, Barack Obama, comemorou a taxa de desemprego nos Estados Unidos, que caiu para 4,9%, a mais baixa em oito anos.

''É a primeira vez que o desemprego está abaixo da barreira dos 5% em oito anos'', disse Obama, observando que, nos últimos anos, os salários cresceram a uma taxa que não era vista desde 2009.

''Nos últimos seis anos, nossas empresas criaram 14 milhões de novos postos de trabalho'', disse o presidente em uma coletiva de imprensa na qual festejou os 71 meses de crescimento na geração de emprego.

  Imagem: 44º presidente dos EUA Barack Obama


A Casa Branca sustenta há muito tempo que Obama não recebe todo o crédito que merece por ter retirado os Estados Unidos da América da Grande Depressão de 2008/09.

Obama afirmou que a história mostrou que a oposição republicana estava errada ao pedir austeridade fiscal durante a crise e quando o criticava pela injeção de estímulo para impulsionar a economia.

''Se tivéssemos implementado qualquer uma das políticas defendidas pelos republicanos no passado, quatro, cinco, seis anos, sabemos que, provavelmente, teria sido pior'', disse ele.