7 dicas para manter sua equipe sempre motivada

Ser chefe de equipe de uma empresa te dá oportunidades e experiências diversas – mas também demanda uma série de outras habilidades que você não desenvolve como funcionário. E se for uma pequena ou média empresa, você tem ainda mais responsabilidades!


Apesar disso, existem alguns desafios que podem desmotivar um pouco a equipe, como não saber o que será futuramente da empresa. É nesse ponto que cabe ao líder manter a equipe unida, focada e motivada com seu trabalho.


Confira a seguir sete dicas do portal norte-americano Inc.




1. Tenha uma cultura de classe mundial

Criar uma cultura de trabalho única é uma das melhores maneiras de motivar sua equipe, principalmente no universo das startups. Procure refletir o espírito de sua empresa também internamente e ter uma cultura que mantenha a positividade.

2. Faça reuniões constantemente com transparência e qualidade

Ter encontros com sua equipe em uma base regular é uma das melhores maneiras de motivar sua equipe. Compartilhe tudo com todas as informações importantes da empresa, não somente porque isso influencia na maneira como os negócios fluem, mas porque demonstra que você se importa com o bem estar profissional de sua equipe. Empresas que ocultam projetos e problemas de seus funcionários tendem a ter uma equipe desmotivada.

3. Marque almoços com a equipe

Uma vez por semana, marque um almoço com toda a sua equipe. É um período de relaxamento e de descontração em que as questões de negócio não são discutidas, criando uma oportunidade para que todos conversem e voltem ao trabalho com disposição.

4. Mantenha-os enlaçados

Uma das melhores maneiras de passar confiança a sua equipe é mantendo-a sempre atualizada do que acontece com a empresa, por menor que seja a notícia. Isso demonstra que você confia o suficiente neles para discutir sobre a empresa e que possuem voz em diversas questões. Eles passam a enxergar mais claramente o impacto que causam, o que é positivo.

5. Esteja na linha de frente

Ao invés de ficar atrás de sua equipe e motivando-os a ir para frente, fique junto deles na linha de frente, também contribuindo para o crescimento da empresa. Seja tomando decisões em parceria com eles ou ajudando-os de alguma maneira, tente não se colocar acima de ninguém da equipe.

6. Repita a visão

Como um líder, repita quais são os lemas da empresa, quais são suas ideias e o que precisa ser mudado. Ao repetir, você garante que não existam dúvidas sobre o caráter da empresa e, naturalmente, constrói uma equipe que acredita nela.

7. Tenha café e outras opções no escritório

Bebidas e comidas que motivem sua equipe sempre são bem-vindas – e todos amam ter algo para comer ou beber durante o expediente. Café pode ser a principal opção, mas outras como chás e bebidas que não tenham álcool também são bem-vindas.


Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo