Bebês prematuros podem se tornar adultos introvertidos, diz pesquisa

Bebês prematuros podem se tornar adultos introvertidos, diz pesquisa


Entrevistas de emprego, reuniões importantes e até mesmo um encontro romântico podem ser prejudicados quando a timidez insiste em marcar presença. Uma pesquisa da Universidade de Warwick, do Reino Unido, demonstrou que essa característica, muitas vezes atrelada também à insegurança e à ansiedade, pode estar relacionada ao nascimento prematuro.




Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após analisarem a personalidade de 200 pessoas com cerca de 26 anos nascidas antes das 32 semanas ou com peso abaixo de 1,5 quilo. O estudo acompanhou os adultos desde o nascimento e não considerou sexo, educação e renda familiar.

O levantamento mostrou que bebês prematuros ou que nascem abaixo do peso podem se tornar introvertidos e desenvolver características que impactam suas relações sociais no dia a dia e, principalmente, no trabalho. A equipe ressalta que outros fatores, identificados até mesmo quando a criança está se desenvolvendo no útero da mãe, também podem influenciar esse tipo de personalidade, como o estresse durante a gestação e a superproteção dos pais na infância.

Os resultados foram publicados na revista Archives of Disease in Childhood.

''Pessoas inseguras e tímidas são mais propensas a sofrer bullying, a retardar o ingresso em cursos e a conseguir um bom emprego. Os pais devem ficar atentos a esses sintomas, que podem ser facilmente identificados nos primeiros anos de vida'', afirma Dieter Wolke, professor de psicologia da Universidade de Warwick.

Outros estudos já haviam encontrado uma relação entre a prematuridade e o autismo. Crianças nascidas antes da hora podem apresentar alteração de conectividade entre diferentes partes do cérebro, o que pode aumentar o risco da criança desenvolver autismo e também problemas de atenção, segundo especialistas.




Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo