Descubra 5 assuntos que devem ser evitados no ambiente de trabalho

Descubra 5 assuntos que devem ser evitados no ambiente de trabalho


Por causa da convivência diária e das várias situações que exigem cooperação entre colegas de trabalho, é comum que muitas amizades se iniciem no escritório. Por esta razão, faz parte da rotina de muitos profissionais lidar com piadas e conversas paralelas durante seu dia a dia.

No entanto, é importante se lembrar de que, apesar da intimidade que há entre você e alguns colegas, nem todos os assuntos devem ser abordados nas suas horas de trabalho, para evitar desentendimentos que poderiam afetar o trabalho com o restante da equipe.

Para esclarecer o que é recomendável evitar no expediente, confira a lista a seguir:




1. Política e religião

''Futebol, política e religião não se discute''. Embora o debate seja sempre positivo para que haja a troca de ideias e, consequentemente, uma visão mais completa sobre os fatos, neste caso pelo menos dois dos temas citados no ditado popular devem ser evitados no trabalho. Como se pode perceber nas redes sociais, estas discussões de cunho político ou religioso podem se tornar nervosas. Deste modo, se você quiser conversar sobre estas questões com seus amigos, talvez seja melhor se encontrar num local mais informal, fora do horário de trabalho.

2. Problemas pessoais

Todo mundo tem questões para resolver fora do ambiente de trabalho, seja quanto a relacionamentos familiares e amizades, seja com relação a dificuldades financeiras, etc. Porém, isso não quer dizer que você possa trazer à tona estes temas publicamente. Se você estiver passando por problemas difíceis que estão de alguma forma afetando seu desempenho enquanto profissional, talvez seja interessante chamar seu gestor para conversar e explicar o que está acontecendo. Caso contrário, siga o conselho do item 1: chame seus amigos para desabafar depois do expediente.

3. Fofocas

Se você não quiser prejudicar o trabalho entre membros da equipe e o clima no ambiente de trabalho, você não deve participar das fofocas. Se você perceber que as pessoas estão discutindo sobre a vida de algum colega, peça licença e se afaste. Este tipo de diálogo podes prejudicar a confiança entre os profissionais e, consequentemente, afetar os resultados da equipe.

4. Demissão

Caso você não esteja satisfeito com seu atual emprego ou esteja planejando começar seu próprio negócio, não há motivos para discutir este assunto abertamente no ambiente de trabalho. Por causa das fofocas, este seu questionamento pode chegar ao seu chefe antes mesmo de você ter tomado uma decisão definitiva, algo que, talvez, possa prejudicar seu futuro na empresa caso você continue trabalhando ali. Deste modo, o melhor a fazer é refletir a respeito e, se você realmente não quiser mais trabalhar na empresa, pedir demissão e colocar seus planos em prática.

5. Chefe

Sua opinião sobre a gestão do seu chefe não deve ser debatida no ambiente de trabalho por ser considerada uma conduta inapropriada e pouco profissional. Caso você tenha críticas quanto ao modelo de gestão dele, o melhor a fazer é chamá-lo para conversar e cordialmente sugerir algumas mudanças. Assim, você pode tentar melhorar a produtividade da equipe sem causar intrigas no ambiente de trabalho.




Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo