Saiba como fortalecer seu networking

Saiba como fortalecer seu networking


O networking pode ser decisivo para o futuro profissional. Conversar com colegas de trabalho pode funcionar como uma ótima forma de obter conselhos e recomendações importantes para a carreira, permitindo uma troca de ideias enriquecedora.

Contudo, é necessário escolher as pessoas certas para se relacionar, analisando se essas interações estão fazendo com que você cresça profissionalmente ou não.

A seguir, separamos 6 dicas para expandir o seu networking e torná-lo mais efetivo.




1. Fique atento às oportunidades

Procure identificar oportunidades para conhecer novas pessoas e conversar com aqueles colegas com quem você ainda não teve chance de interagir. Você pode aproveitar diferentes eventos a sua volta, como um almoço especial, uma reunião, ou uma conferência, por exemplo. Aproveite esses momentos para se socializar.

2. Tenha iniciativa

Você pode criar a sua própria oportunidade para expandir o networking. Uma dica é convidar os colegas para um almoço ou para uma conversa depois do trabalho, por exemplo. Escolha um local próximo e peça a eles que convidem outros amigos para irem também, com o objetivo de ampliar sua rede de contatos.

3. Tenha um objetivo em mente

Para efetivar a sua comunicação, é importante manter o foco durante a conversa. Quais são as principais lições que você deseja aprender ao interagir com alguém que admira? Quais são as qualidades que você pode absorver de cada pessoa?

4. Use as redes sociais a seu favor

Você pode usar sites como Twitter, Facebook e Google Plus para manter ou ampliar a sua rede de contatos. Faça uma lista de pessoas que você deseja conhecer e adicione-as ao seu perfil. Veja o que elas publicam, analise como elas se comportam e procure por interesses em comum. Caso haja um momento favorável, você pode iniciar uma conversa.

5. Planeje a sua conversa anteriormente

Antes de começar uma conversa, procure fazer um planejamento, pensando em assuntos para iniciá-la da melhor forma. Pense em perguntas interessantes que podem ser feitas, e comece por assuntos mais neutros. Para evitar que o assunto se encerre rapidamente, faça perguntas mais “abertas”. Ou seja, ao invés de perguntar por quanto tempo um colega trabalha na empresa, por exemplo, você pode perguntar como a carreira dele começou na companhia, ou qual foi a principal motivação para escolher a área.

6. Seja você mesmo

Apesar de parecer básico, é fundamental ser você mesmo durante uma troca de ideias. Procure relaxar o seu corpo e preste atenção na linguagem corporal. Conte sobre as suas principais experiências, percebendo se o assunto realmente está prendendo a atenção dos colegas ou não. Caso você note que o diálogo não está agradando, fale sobre outras coisas, mude o foco da conversa, sem abster-se da sua essencial natural.




Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo