Homens superestimam suas habilidades matemáticas, diz estudo

Homens superestimam suas habilidades matemáticas, diz estudo


Segundo pesquisa da Universidade de Washington, homens tendem a superestimar suas habilidades matemáticas, enquanto as mulheres são mais precisas em seus resultados.


Tal fato pode explicar a disparidade de gêneros em áreas relacionadas à ciência e tecnologia: embora o número de mulheres trabalhando com exatas vem crescendo nos últimos anos, ainda há muito mais homens em profissões que envolvem matemática.




Métodos

O estudo feito nos Estados Unidos foi dividido em duas partes. Na primeira, 122 pessoas foram convidas a realizar provas de matemática e estimar sua porcentagem de acertos.

Após isso, eles receberam devolutiva do teste e realizaram um segundo questionário matemático. Novamente, os candidatos analisaram seu desempenho.

Na segunda parte do estudo, 184 pessoas também realizaram provas de matemática e estimaram seus resultados. Além disso, os participantes foram questionados se tinham interesse em seguir carreira profissional da área de exatas.

Resultado

Nas duas etapas, as pessoas do sexo masculino superestimaram suas performances (mais do que as pessoas do sexo feminino) e, por acreditarem que têm grandes habilidades matemáticas, demonstraram maior interesse em carreiras relacionadas à ciência e tecnologia.




Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo