+A +/- -A

Enem: 5 Maneiras de elaborar uma boa argumentação

5 Maneiras de elaborar uma boa argumentação


A prova de redação do Enem tem como um de seus principais objetivos avaliar a capacidade de argumentação dos candidatos. Para que o texto apresente uma boa estrutura argumentativa é necessário conhecer o público leitor.

Uma redação só terá sucesso se for capaz de escolher as formas mais adequadas para comunicar-se com o público ao qual ela se dirige. Ao escrever o seu texto, o estudante deve ter em mente que a sintonia com o leitor é o principal ponto de partida.

Confira a seguir cinco dicas práticas para elaborar uma boa argumentação:




1. Respeite opiniões diferentes da sua

Não existe diálogo se o autor da redação não estiver disposto a argumentar respeitando ao mesmo tempo as opiniões diferentes da sua. Ao elaborar a sua argumentação, evite se ''fechar'' em suas próprias ideias, e mostre ao corretor que você está aberto ao diálogo.

2. Utilize a sua própria linguagem

Evite utilizar uma linguagem extremamente rebuscada em seu texto. O corretor perceberá que as palavras foram apenas decoradas por você, e não pertencem ao seu vocabulário.

Ao invés disso, utilize a suas próprias palavras, mas respeitando as normas cultas da língua portuguesa, obviamente. Não se esqueça de que você deverá sempre utilizar a linguagem formal.

3. Respeite os direitos humanos

O desrespeito aos valores humanos inviabilizará a sua argumentação.

4. Utilize o máximo do seu repertório cultural

O repertório cultural irá possibilitar que o corretor compreenda a consistência dos seus argumentos, permitindo que ele julgue o grau de pertinência das suas afirmações em relação ao tema proposto.

5. Relacione a sua argumentação com fatos cotidianos

Ao elaborar a argumentação, relacione as suas ideias com experiências do dia a dia e assuntos comuns da atualidade, por exemplo. Isso permite que o seu texto retenha a atenção do corretor, mostrando que a sua tese se aplica à realidade.

Aplique essas dicas no seu texto e garanta um ótimo resultado final na prova de redação do Enem!