Dicas para fazer intercâmbio

Dicas para fazer intercâmbio


Passar uma temporada em outro país é, sem dúvida, um dos desejos de quem começa a estudar um segundo idioma ou já é fluente e quer aperfeiçoar os conhecimentos. Muito importante, a vivência internacional pode abrir portas na carreira profissional, entretanto, para não passar nenhum apuro durante a viagem é essencial fazer um bom planejamento.


As novas exigências do mercado de trabalho fizeram crescer nos últimos anos a procura de alunos brasileiros por cursos de idioma no exterior. Segundo Marcelo Albuquerque Melo, diretor da IE, uma das maiores redes de intercâmbio cultural do Brasil, ''a busca por um diferencial profissional, o interesse por outras culturas e a procura por novas oportunidades de trabalho são os fatores que motivam este crescimento''.

E com o aumento da demanda, ampliaram-se também as opções de cursos, escolas, destinos e acomodações para os estudantes, que hoje contam com opções para todos os gostos e todos os bolsos. Mas antes de fazer um intercâmbio, dúvidas sobre documentação, bagagem e seguro saúde, entre outras, precisam estar 100% esclarecidas. Assim, o investimento e o período vivido no exterior serão bem mais proveitosos.


Confira abaixo algumas informações e cuidados importantes para você planejar o seu intercâmbio:


Passaporte

Verifique se a validade do passaporte está, no mínimo, seis meses para frente da data programada de volta ao Brasil. Se no decorrer da viagem você perder o documento, procure imediatamente a embaixada do Brasil no país.

Visto

O tipo de visto depende do país de destino e da duração do intercâmbio. Para solicitá-lo é necessário já ter o passaporte. Caso você tenha dupla cidadania europeia, não precisa de visto para os países da Europa ou para os EUA.

Curso

Você deve escolher a opção de curso e a experiência internacional que melhor se encaixe ao seu objetivo profissional. Os cursos podem ser regulares, com atividades, com foco profissional, de especialização, ensino médio, graduação, pós-graduação, trabalho temporário ou voluntariado.

Destino

O destino da viagem também deve ir de acordo com os seus interesses profissionais e pessoais. Se optar por um destino cuja cultura seja bastante diferente da nossa, estude as regras básicas do país para não desrespeitá-las.

Hospedagem

As mais comuns opções de hospedagem para estudantes são casas de família, dormitórios em residências estudantis, apartamentos e hotéis. Você também pode optar por ter um quarto individual ou compartilhado.

Assistência de viagem e seguro saúde

Todo intercâmbio exige cobertura de saúde e viagem. Assim, se você precisar de atendimento médico ou sofrer extravio de bagagem, por exemplo, não precisará realizar pagamentos e pedir reembolsos depois.

Bagagem

Na hora de fazer as malas, aposte em roupas versáteis e calçados confortáveis. Atente-se para o excesso de peso e não deixe de levar a bagagem de mão com algumas mudas de roupas, remédios e eletrônicos, pois em caso de extravio, ela salvará sua pele.


Relacionado: Curso de Inglês