5 Dicas para escolher a profissão ideal para o seu perfil

5 Dicas para escolher a profissão ideal para o seu perfil


A escolha profissional é um momento estressante na vida de muitos estudantes, principalmente pela falta de tempo e experiência suficientes para entender qual é a área mais ajustável ao seu perfil.

Decidir o rumo profissional não é uma decisão que pode ser tomada imediatamente. Ela requer um planejamento e, para isso, é necessário que o aluno saiba refletir sobre as suas principais habilidades e como elas poderiam ser aplicadas futuramente no trabalho.

A seguir, separamos cinco dicas simples para auxiliá-lo na decisão do seu futuro profissional.




1. Analise você mesmo daqui alguns anos

Procure imaginar como você gostaria de se ver daqui a 10 anos, por exemplo. O que você gostaria de fazer? Onde você gostaria de morar? Esses são alguns exemplos de perguntas que podem te ajudar a fazer uma reflexão a respeito de si mesmo.

2. Faça um plano de carreira

Pense nas principais profissões que você gostaria de seguir. Na sequência, anote-as e tente ordená-las por ordem de preferência, analisando quais mais se ajustariam ao seu perfil. Lembre-se de que essa decisão só depende de você.

3. Faça um ''mapa'' sobre o seu próprio perfil

Uma boa dica para tentar se conhecer melhor é elaborar uma espécie de mapa conceitual sobre a sua própria personalidade. Procure escrever em uma folha quais são os seus principais gostos, prioridades, pontos fortes e pontos fracos. Você também pode descrever as suas habilidades e interesses. Para finalizar, utilize alguns adjetivos para descrever as suas principais características e valores.

4. Explore os tipos de profissão

Procure pesquisar sobre as profissões que mais atraem o seu interesse. Você pode usar a internet ou ler revistas específicas sobre o assunto. Se possível, converse com parentes e amigos que trabalham na área.

Aqui mesmo no Boas Escolhas nós constantemente publicamos conteúdos que podem sanar suas dúvidas.

5. Pesquise sobre o ambiente profissional onde gostaria de atuar

Caso você já tenha em mente quais as áreas que deseja seguir, pesquise sobre as principais empresas no setor e qual perfil profissional essas companhias mais procuram. Obtenha informações importantes, tais como possibilidade de crescimento, salários e oportunidades.