Dicas para negociar o salário com um recrutador

Dicas para negociar o salário com um recrutador


Se ao chegar a uma entrevista de emprego a primeira coisa que você faz é perguntar o salário ofertado pela companhia, saiba que essa atitude pode estar sendo mal vista.

Segundo um levantamento realizado pela consultoria Robert Half, 30% dos diretores de RH aconselham que seus candidatos falem sobre a remuneração apenas durante as fases finais de um processo seletivo.

Enquanto isso, 14% dos profissionais entrevistados acreditam que o assunto deve ser uma iniciativa do recrutador.


A pesquisa contou com 1.675 diretores de recursos humanos em 12 países, incluindo o Brasil.

De acordo com a média global, 45% dos recrutadores aconselham o candidato a falar sobre salário a partir de uma segunda entrevista. Já 8% dos gestores acreditam que seja melhor o profissional esperar o empregador levantar o assunto.

Com a ajuda da Robert Half, o Boas Escolhas preparou uma lista com dicas para quem precisa tratar sobre remuneração com um recrutador sem cometer gafes.


Confira também: Negociação de salário: Quanto você quer ganhar?
Confira também: 5 Dicas para escolher a profissão ideal para o seu perfil


Veja a seguir:


Pesquise a média salarial na companhia

Sites como Love Mondays, Glassdoor e o Salary Guide da Robert Half ajudam bastante os candidatos ao fornecer uma média de remuneração paga aos profissionais nas companhias.

Normalmente, esses dados são coletados a partir de feedbacks dos próprios funcionários.

Por isso, fique de olho no salário oferecido para seu cargo em várias empresas do segmento e também sobre a companhia onde será entrevistado.

Valorize seu trabalho

Tenha bons argumentos para falar sobre sua experiência profissional. Conte suas habilidades, desafios, sucessos e maiores realizações que possam ser úteis e trazer bons resultados para a companhia.

Não seja precipitado

Espere que a companhia comece a falar sobre remuneração. Analise os pré-requisitos da posição pretendida e veja se ela coincide com o salário que você deseja negociar.

Não minta

Segundo a consultoria, o candidato nunca deve fornecer informações erradas sobre o salário atual que recebe ou falar sobre outas propostas de remuneração maior para pressionar o recrutador.