9 Coisas que você deve abandonar para manter-se motivado nos estudos para o Enem

9 Coisas que você deve abandonar para manter-se motivado nos estudos para o Enem


A rotina de um estudante tende a ser um tanto desgastante e, por isso, continuar focado e interessado nos estudos até as datas das provas e exames pode ser uma tarefa difícil. Além disso, o nervosismo, o estresse e ansiedade podem atrapalhar o cotidiano.

Pensando nisso, preparamos uma lista com nove coisas que você precisa abandonar para manter-se motivado e garantir um bom resultado nas provas.

Confira abaixo:




1. Abandone desempenhos anteriores

Ter ido mal nos vestibulares ou simulados passados, por exemplo, não quer dizer que você é incapaz e nunca ingressará na universidade em que deseja. Utilize os erros passados para encontrar seus pontos fracos e estimular a melhorá-los.

2. Abandone o estresse

É natural que com a aproximação dos exames você fique ainda mais nervoso e ansioso. Contudo, ficar estressado não ajudará você a continuar motivado e focado em seus estudos. Procure fazer atividades prazerosas e relaxantes. Ir ao cinema, ouvir música e sair com amigos e família são boas opções de distração nos momentos em que você não está estudando.

3. Abandone a negatividade

Pensamentos negativos atraem coisas negativas e resultados ruins. Esqueça frases como ''eu não consigo'' ou ''eu não sou capaz''. Acredite em seu potencial e dedique-se aos seus estudos, para que, ao final das provas, você esteja com a sensação de dever cumprido.

4. Abandone as comparações

Não compare seu desempenho com o dos outros. Pense em seu crescimento pessoal e não despreze suas conquistas e resultados. Comparações podem aumentar sua ansiedade, trazer inveja, ciúmes e não ajudarão você nesta fase.

5. Abandone problemas com o tempo

Estudantes com baixo desempenho constantemente utilizam a desculpa ''não estudei porque não tive tempo'' para justificar suas notas. Não faça isso – sendo uma desculpa ou realidade. Explore seus horários da melhor maneira possível, afim de otimizá-los. Além disso, evite procrastinar: assim, você consegue produzir mais durante os estudos e ainda sobrará tempo para outras atividades.

6. Abandone a impaciência

Ansiedade em pré-vestibulandos, por exemplo, é muito comum. No entanto, ficar se torturando dia após dia por causa da demora das provas – e dos resultados dela – pode tornar essa fase muito mais difícil. Por isso, seja paciente.

7. Abandone a preguiça

Para manter-se motivado, é importante ter bons resultados. Por isso, deixe a preguiça de lado e aproveite seu tempo para estudar. Tente conciliar atividades que você gosta com os estudos. Ouvir música, por exemplo, pode ser uma boa opção.

8. Abandone a ingratidão

Pense que você está tendo a oportunidade de estudar para realizar seus sonhos e que todas as noites mal dormidas serão recompensadas quando seu nome estiver na lista dos aprovados. Tenha pensamentos positivos.

9. Abandone as desculpas

''Não sei'', ''não consegui'' ou ''não tive tempo''. Desculpas como essas devem ser deixadas para trás! Como já mencionamos anteriormente. Organize-se e estude. Não permita que pequenas coisas sirvam como justificativas para sua falta de motivação. Pense que esta é apenas uma fase – muito importante – de sua vida e que, com muita dedicação e esforço, você será recompensado.




Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo