Veja como aumentar a sua satisfação pessoal

Veja como aumentar a sua satisfação pessoal


Equilibrar a vida pessoal com a carreira é fundamental para sentir-se satisfeito consigo mesmo. Entretanto, essa tarefa pode não ser tão simples, afinal, um momento de crise no trabalho pode afetar as relações pessoais fora da empresa, podendo ser prejudicial à saúde do funcionário. Para evitar isso, é necessário colocar alguns hábitos em prática que, muitas vezes, não são ensinados na escola ou na faculdade.

Pensando nisso, o Boas Escolhas separou algumas dicas simples e práticas para aumentar a sua satisfação pessoal.

Confira a seguir como aplicá-las na sua rotina para ser mais feliz:




Aprenda com os seus erros

Errar não é fácil, mas pode se tornar ainda mais difícil caso você mantenha o foco apenas no lado negativo das suas falhas. Ao invés disso, enxergue seus erros como um aprendizado para a sua própria vida, fazendo uma análise sobre as suas atitudes para nunca mais repeti-las.

Não supervalorize objetos materiais

Entenda que dinheiro não é sinônimo de felicidade. Muitas pessoas possuem vários objetos materiais, mas mesmo assim continuam não se sentindo realmente felizes. Por isso, apesar de ser fundamental planejar conquistas financeiras para o futuro, você deve se lembrar de que seus valores devem estar sempre em primeiro lugar.

Valorize o convívio social

Manter um networking ativo é fundamental para sentir-se realizado dentro e fora do trabalho. Quanto mais você conversa com pessoas diferentes e compartilha ideias, maior será a sua chance de aprender sobre assuntos novos, enriquecendo o seu repertório cultural. Além disso, você pode pedir conselhos a colegas que possuam mais experiência, aumentando as suas chances de crescer profissionalmente.

Evite depender apenas de expectativas

É natural criar expectativas ao longo da vida. Saber da possibilidade de realizar um sonho pode aumentar o seu nível de ansiedade e essa sensação é perfeitamente normal. Entretanto, quanto mais você espera por algo, maiores serão as chances de você se decepcionar caso seus planos não se concretizem. Portanto, não conduza a sua vida apenas com base naquilo que poderá ser realizado no futuro. Ao invés disso, continue planejando e tenha sempre uma outra alternativa caso o seu projeto não dê certo.

Seja receptivo com mudanças

É bastante provável que uma série de transformações ocorra ao longo da carreira profissional. Por isso, é preciso estar disposto a enxergá-las de uma forma positiva, identificando nelas novas oportunidades de crescimento. Lembre-se de que mudar pode ser uma ótima chance para aprender algo diferente, fazendo com que você vivencie novas experiências.

Não tenha medo de dizer ''não''

Ajudar os outros é fundamental para trabalhar bem em equipe. Entretanto, não é possível dizer ''sim'' em todos os momentos, pois em alguns casos, você poderá estar bastante ocupado. Diante dessa situação, é melhor ser sincero com o seu colega, explicando o motivo e sugerindo que ele peça ajuda em uma outra hora quando você estiver mais livre. Você também pode sugerir que ele converse com outra pessoa que esteja disponível, caso a dúvida seja muito urgente.