+A +/- -A

Tudo o que você precisa saber sobre o Enem

Tudo o que você precisa saber sobre o Enem


Provavelmente você já ouviu falar do Enem, correto? Com certeza, hoje é difícil encontrar alguma pessoa que nunca tenha ouvido falar do Exame Nacional do Ensino Médio, mas mesmo assim há muitas dúvidas sobre o assunto e nosso objetivo é tentar sanar a maioria, todas fica quase impossível, mas caso no final do texto você ainda tenha dúvida sobre o assunto é só perguntar que responderemos.

O número de candidatos inscritos aumenta a cada ano e isso demonstra a importância desse exame e que sua abrangência já chegou aos quatro cantos do país. Você sabe quando que começou o Enem?



O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova pela qual é aferida a qualidade da educação básica no Brasil, ela foi criada no governo do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso no ano de 1998 e do ministro da educação Paulo Renato Souza. Ela teve sua primeira versão do ano de 1998 até 2008, ela era composta por 63 questões e era realizada em um único dia, além também da redação.

A segunda versão do Enem foi criada a partir do ano de 2009 com o objetivo não apenas de medir a qualidade do ensino no nosso país, mas serviria também como uma unificação dos vestibulares, ou seja, com a nota do Enem passou a ser possível ingressar em universidades. No ano em que surgiu a segunda versão do Enem, em 2009, surgiu também a plataforma chamada de Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que foi a responsável por substituir os vestibulares para o ingresso nas universidades.

Antes da segunda versão do Enem, já era possível utilizar a nota (do Enem) para o ingresso em universidades particulares por meio de bolsas através do chamado Prouni (Programa Universidade para Todos), que é um programa criado no governo do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no ano de 2004, com o objetivo de “abrir as portas” das instituições particulares para alunos de baixa renda.

Pode-se dizer então que o Enem passou a ser um dos eventos mais importantes da educação brasileira, pois ele não só afere o nível da educação básica no país como também serve para conseguir o ingresso em universidades públicas e particulares, além da participação em outros programas como o Ciência Sem Fronteiras dentre outros.

Quando ocorre o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio ocorre todos os anos, sempre no último final de semana de outubro ou início de novembro. Houve especulação e até pedidos para que o Enem ocorresse duas vezes ao ano para que assim os candidatos tivessem mais chances de conseguir entrar para universidade, mas até o momento todos os ministros da educação negaram esse pedido.

Provavelmente pelo fato de que é muito trabalhosa a realização dessa prova, pois ela acontece nas principais cidades do país e de forma simultânea para evitar fraudes. Outro problema que deve passar pela cabeça dos responsáveis pelo Enem é justamente as fraudes, há pessoas que investem seu tempo não para estudar, mas sim para burlar o sistema de segurança do Enem. Sabe-se que para realizar a prova do Enem há um custo alto e se ela ocorre duas vezes ao ano esse valor ficaria o dobro.

Quando ocorrem as inscrições do Enem?

Como a prova do Enem é realizada todos os anos as inscrições também. As inscrições do Enem ocorrem geralmente no mês de Maio de cada ano e elas são feitas pela internet no site do Inep. Depois do período de inscrição do Enem os candidatos aguardam o Cartão de Confirmação de Inscrição que chega em casa pelos correios.

No ato da inscrição do Enem o candidato deve ficar atento ao preenchê-la, pois há importantes informações que devem ser observadas. No ato da inscrição do Enem há a possibilidade, por exemplo, de pedir um local especial para a realização das provas por causa de alguma deficiência, há também a possibilidade de pedir para que a prova do Enem seja impressa com letras maiores por causa de alguma deficiência visual grave. Até as pessoas que guardam o dia sábado (sabatistas) tem o direito de realizar a prova do Enem em horário especial.

Outra coisa importante também é a escolha da língua estrangeira, pois há um dos cadernos de provas do Enem que versa sobre conhecimentos sobre a língua inglesa ou a espanhola, o candidato deve escolher qual das duas línguas no ato da inscrição do Enem.

O que preciso para realizar a minha inscrição?

Para se inscrever no Enem é preciso:

  • Informar o número do CPF
  • Informar o número do Documento de Identidade (RG)
  • Informar um endereço de e-mail válido
  • Informar o atendimento diferenciado e/ou específico (se for o caso)
  • Indicar a pretensão de certificação (se for o caso)
  • Preencher a Declaração de Carência (se for o caso)
  • Preencher o Questionário Socioeconômico
  • Verificar se a inscrição foi concluída com sucesso

Há uma taxa de inscrição para o Enem no valor de R$: 63,00 (sessenta e três reais) exceto para alguns casos como:

Participantes concluintes do Ensino Médio no ano anterior, matriculados em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública de ensino declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;

Participantes que declararem carência socioeconômica por atender aos requisitos contidos nos incisos I e II do parágrafo único do Art 1º da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013;

Participantes que declararem carência socioeconômica nos termos do art. 4º do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

Qual é o site que devo acessar para me inscrever para o Enem?


As inscrições do Enem deverão iniciar em maio, e a prova geralmente é aplicada no último domingo de outubro ou início de novembro. Para inscrever-se o candidato deverá acessar o site (www.Enem.inep.gov.br) e preencher todos os campos pedidos, mas essa página só funciona na data das inscrições do Enem. Por isso, é muito importante ficar atento aos prazos.

Redação do Enem:

Como já foi dito anteriormente, no Enem há também a realização de uma redação que deverá ser feito ali no momento pelo próprio candidato. A redação deverá ser feita a caneta em folha própria que é entregue no momento. Uma das preocupações do candidatos é sobre o tema da redação do Enem, pois a cada ano é uma surpresa. O tema geralmente é sobre algo da atualidade, por isso a importância de ler jornais e revistas de grande circulação.

O que levar e NÃO levar para os dias dos exames?


Para fazer o exame, leve somente caneta esferográfica preta de corpo transparente. É recomendável levar mais de uma, por precaução. Lápis, lapiseiras, borrachas, relógios, óculos escuros, bonés, chapéus e similares NÃO são permitidos. É aconselhável levar o cartão de confirmação nos dias de prova.


A apresentação de documento de identidade original com foto é obrigatória. RG, passaporte, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação com foto, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista são considerados válidos para apresentação, segundo o edital do exame.


Alimentos e água podem ser levados nos dias de prova. Recomenda-se levar alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal. Não é bom exagerar na quantidade, já que o excesso pode fazer com que você se desconcentre.


Documentos originais sem foto ou com validade expirada, crachás, carteirinhas de estudante e cópias de documentos, mesmo que autenticadas, NÃO serão permitidos. Em caso de perda, furto ou roubo dos documentos, será obrigatória a apresentação do boletim de ocorrência, emitido no prazo máximo de 90 dias antes da realização do Enem.


Aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets e radiotransmissores também NÃO serão permitidos, assim como livros e anotações. Estes itens serão lacrados pelo fiscal num porta-objetos, que deverá ficar guardado sob a cadeira até o fim da prova. Por isso, se possível, é melhor deixá-los em casa.



Confira também: Apostilas impressas e digitais para o Enem



Resultado do Enem:


A prova do Enem geralmente é feita no mês de outubro ou início de novembro e o resultado é publicado normalmente na primeira quinzena do mês de Janeiro do ano subsequente à prova. Esse é um dos momentos mais esperados, pois logo que acontece a publicação do resultado do Enem, vem as inscrições para o Sisu e logo após as inscrições para o Prouni. No mês de Março também acontece as inscrições para o Sisutec.






Viu como há muitas informações sobre o Enem que você ainda não sabia?


Há alguma dúvida ou comentário sobre o assunto? Acesse nossa página de contato ou envie seu e-mail para contato@boasescolhas.com.



Fonte: Ministério da Educação