Os segredos dos palestrantes de sucesso (segundo um deles)

Os segredos dos palestrantes de sucesso (segundo um deles)


''O mercado de palestrantes profissionais é exuberante''. Quem diz isso é Roberto Shinyashiki, um dos mais requisitados oradores do Brasil para temas relacionados a carreira, sucesso e felicidade.

A demanda por apresentações é alta, garante. ''As empresas precisam de novos palestrantes, com novas mensagens'', diz ele, que é presidente da editora Gente e psiquiatra por formação.

Por isso, há cinco anos, Shinyashiki também trabalha na formação destes profissionais do ramo de palestras.

Afinal, o êxito nesta carreira vai muito além de um cartão de visitas e a vontade de falar para uma plateia. Veja os segredos do sucesso em palestras, segundo Roberto Shinyashiki.


Confira também: 7 Estratégias para falar melhor em público


1. Atitude

Um bom palestrante precisa colocar vigor na sua apresentação. ''Tem que ter atitude de campeão'', diz Shinyashiki. Ou seja, mesmo se o mundo está prestes a desabar sobre sua cabeça, tamanha a lista de problemas, na hora da palestra tudo isto deve ficar de lado.

''Não importa se o seu pai está doente, se o casamento acabou. O palestrante precisa manter a atitude'', explica. O risco de subir ao palco abatido é fazer uma apresentação no estilo bula de remédio.

2. Posicionamento definido

Finanças, carreira, infraestrutura, política, marketing, alimentação saudável, problemas sociais. Não dá para querer falar sobre tudo.

Um bom palestrante define os temas sobre os quais trata em suas apresentações, diz Shinyashiki. Querer aproveitar todas as oportunidades para falar beira o oportunismo e prejudica a imagem do profissional, segundo ele.

3. Conhecimento sólido

Rechear uma apresentação de frases de efeito e histórias colhidas facilmente pela internet. O palestrante que aposta em clichês vazios dá claros sinais de insegurança.

E quando a falta de conteúdo entra em cena, o público percebe (e foge). ''Tem que ter conhecimento profundo. Falo sempre assim: tem que ler livro grosso'', diz Roberto.

4. Bom desempenho no palco

Mas também não adianta ser um poço de conteúdo e não saber transmitir isso ao público de forma interessante. O resultado será uma plateia contaminada por bocejos e olhos grudados no relógio.

''Quando um palestrante sobe ao palco, ele tem que dar um show. O público não espera que ele fique parado'', afirma Shinyashiki.

Da roupa alinhada (e discreta, claro) à movimentação de palco, passando pelo tom de voz e linguagem corporal. Tudo isso conta para encantar o público em uma palestra – e não matá-lo de sono.

5. Ter visibilidade no mercado

''Tem muito palestrante secreto. Dizem que ele é bom, mas ninguém o acha, não tem site, não tem telefone'', diz Shinyashiki.

Por isso, desenvolver uma plataforma de vendas e ter seu nome em bancos de palestrantes são atitudes fundamentais para chegar de fato às plateias de grande público.