Veja como escrever uma introdução excelente para a redação do Enem

Como escrever uma introdução excelente para a redação do Enem


A prova de redação do Enem propõe aos candidatos que eles elaborarem um julgamento crítico sobre determinado fato da realidade, dentro da estrutura do texto dissertativo argumentativo.

A estrutura do texto dissertativo pode ser dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução tem como principal finalidade situar e direcionar o leitor para dentro do texto. Para que isso ocorra, ela deve ser elaborada de uma forma bem definida, objetiva e resumida.

Confira abaixo 6 elementos básicos que uma introdução excelente deve conter:


Confira também: 9 Conselhos sobre a redação do Enem que você NÃO pode ignorar


1. Explicitação do tema

A introdução deve fazer com que o interlocutor consiga entender sobre o que se trata a dissertação, ou seja, imaginar qual é o tema da situação proposta. Além disso, o leitor deve ser capaz de prever, por meio das pistas deixadas pelo autor, qual será o caminho argumentativo escolhido para a dissertação, antes mesmo de chegar ao seu desenvolvimento.

2. Tese do autor

Um bom texto é aquele capaz de transmitir o ponto de vista do autor sobre determinado assunto, expondo a sua visão de mundo, ou seja, o seu posicionamento.

3. Argumentação

Antes de propor a sua tese, o aluno deve ter em mente quais serão os principais argumentos utilizados para defendê-la. A ideia deve ser sustentada de um modo convincente pelo estudante, ou seja, a expectativa criada por ele durante a elaboração da introdução deve ser confirmada ao longo do desenvolvimento do texto.

4. Originalidade

O primeiro parágrafo do texto deve atrair a atenção do leitor. Por isso, é importante elaborá-lo de uma forma criativa, evitando as formas de introdução clichês. Mas lembre-se de que a originalidade do texto deve sempre respeitar as normas estabelecidas pela banca, adequando-se à proposta de redação.

5. Contextualização do tema

Ao elaborar o seu texto para o Enem, é importante que o autor saiba relacionar o tema proposto com os principais fatos da atualidade, que sejam pertinentes à proposta.

6. Pista da tese que será defendida

Não exponha as suas principais ideias logo no início do texto, mas sim forneça ''pistas'' daqueles tópicos que serão defendidos por você durante o desenvolvimento do seu texto. O grande trunfo é criar curiosidade e envolver o corretor da banca no seu texto.


Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)