5 Atitudes que podem atrapalhar seu futuro profissional

5 Atitudes que podem atrapalhar seu futuro profissional


O ambiente de trabalho pode provocar muito estresse nos funcionários e, por isso, vários adotam posturas prejudiciais, tanto para a empresa, como para o bem estar pessoal. No entanto, algumas delas podem ser evitadas, melhorando a convivência profissional e o rendimento no trabalho.

É importante destacar que, embora a competência profissional seja muito importante, o fator comportamental é essencial para determinar se o profissional conseguirá novas oportunidades ou não. Por isso, foque na melhoria desses dois âmbitos.

Veja a seguir quais atitudes você não pode ter no ambiente de trabalho.


Confira também: Descubra se você é um profissional visionário ou tradicional


1. Não faça julgamentos ou fofocas de colegas

Essa é uma das piores atitudes que você pode ter dentro do ambiente de trabalho, porque você ficará desmoralizado com os gestores e a equipe. Dificilmente você conseguirá uma promoção e, no pior dos casos, pode até ser demitido por isso.

Dessa forma, você deve sempre tentar resolver os problemas conversando com as pessoas relacionadas. Além disso, só leve assuntos ao seu chefe que você possa comprovar, para assim não perder sua credibilidade.

2. Não se compare com os outros

Cada funcionário tem características próprias e, consequentemente, habilidades e falhas diferentes. Por isso, não perca tempo realizando comparações com os outros, porque isso afetará seu rendimento pessoal e sua relação com os colegas de trabalho. Foque em melhorar a qualidade das suas tarefas e não em tentar ser igual aos demais.

3. Mantenha-se organizado

Além de ser uma pessoa organizada em relação aos compromissos, é muito importante que você preze pela arrumação do seu ambiente de trabalho. Essa prática facilita que você encontre rapidamente os materiais que precisa e deixa uma boa impressão nos seus superiores. Outro ponto é que você descarte todos os materiais que não usa mais, aumentando o espaço disponível para aquilo que realmente será útil na sua rotina.

4. Não fique obcecado por problemas que não pode resolver

Umas das principais características de profissionais que se destacam no mercado é a pro-atividade, muito valorizada pelos gestores. No entanto, por mais esforçado que você seja, alguns problemas não podem ser resolvidos por você, já que não estão ao seu alcance. Quando isso acontecer, procure buscar as pessoas que poderão resolvê-los, mas não enlouqueça tentando fazê-lo por conta própria. Foque seus esforços em situações que poderá solucionar.

5. Não fique perto de pessoas negativas

Dentro do ambiente profissional, muitas pessoas estão insatisfeitas e, por isso, não se sentem motivados a realizarem as funções diárias. Tente ao máximo se afastar desse tipo de pessoa, porque você pode ser influenciado pelo mau humor e ter seu trabalho diretamente afetado por ele. Busque companhias que valham à pena e que façam com que você melhore cada vez mais e conquiste mais espaço na empresa.





Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo