As melhores formas de começar a escrever um texto

As melhores formas de começar a escrever um texto


A introdução da redação do Enem deve garantir que o leitor mantenha o interesse ao longo da leitura. Assim como em um filme, o texto elaborado pelo estudante deve surpreender o leitor evitando que ele preveja o seu desfecho logo no começo. Existem diversas formas de começar um texto, algumas mais simples, outras, mais elaboradas.

A seguir, confira 13 maneiras adequadas para iniciar a sua redação no Enem.


Confira também: Como escrever uma introdução excelente para a redação do Enem


1. Declaração

Essa é a forma mais comum de começar um texto. O aluno deve elaborar uma declaração forte e surpreendente, capaz de prender a atenção do leitor. Exemplo: É um grave erro não se dedicar aos estudos (...)

2. Definição

A definição é uma forma bem simples e usada principalmente nos textos dissertativos. Ela pode ocupar todo o primeiro parágrafo. Exemplo: O mito, entre os povos primitivos, é uma forma de se situar no mundo (...)

3. Divisão

Essa forma deixa claro, já no começo do texto, a direção que o autor irá tomar ao longo do parágrafo. Exemplo: Predominam ainda no Brasil duas convicções errôneas sobre o problema de exclusão social: a de que... e a de que... (...)

4. Oposição

Essa forma de introdução cria um contraste que irá conduzir a argumentação. Exemplos: A) De um lado, temos ... De outro, ... B) Vários motivos me levaram a este livro. Dois se destacam pelo grau de envolvimento: raiva e esperança. (...)

5. Alusão histórica

Você pode utilizar o seu conhecimento sobre fatos históricos na hora de começar a redação. Isso ajudará o leitor a situar-se no tempo, entendendo melhor a dimensão das questões abordadas ao longo do texto. Exemplo: Após a queda do Muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos leste-oeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização. (...)

6. Pergunta

A pergunta não deve ser respondida imediatamente pelo autor: utilize-a para chamar a atenção do leitor para prendê-lo ao texto. Certifique-se de que ela será respondida ao longo da sua argumentação. Exemplo: Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? (...)

7. Frases nominais

Frases nominais são aquelas que não contém verbo. Esse tipo de frase pode ser usado no começo do texto, seguidas de uma explicação. Exemplo: Um sucesso. Essa é a conclusão dos professores após a aplicação das provas.

8. Citação

A citação facilita a continuidade do texto, podendo sensibilizar o leitor. Exemplo: ''Flor do Lácio/Sambódromo/ Lusamérica/Latim em pó (...) Como tantos outros poetas já o fizeram, Caetano Veloso homenageia, nestes versos, a língua pátria.'' (...)

9. Enumeração

A enumeração geralmente contém exemplos concretos. Exemplo: ''Mouse, delivery, e-mail, home-banking, fast-food: Esses são apenas alguns poucos exemplos de termos estrangeiros já incorporados ao vocabulário de grande parte da população brasileira.'' (...)

10. Adjetivação

Consiste no uso de frases compostas somente por adjetivos, que funcionará como base para o desenvolvimento do tema. Exemplo: Equivocada e pouco racional. Esta é a verdadeira adjetivação para a política educacional do governo.

11. Apresentação de dados estatísticos

Consiste na utilização de índices numéricos, fornecendo dados ao leitor sobre determinado assunto. Exemplo: ''Hoje, 75% de todos os lusófonos do planeta são brasileiros'' (...)

12. Interrogação

Consiste em lançar perguntas a respeito do tema que será analisado e respondido ao longo da redação. Essa forma de começar o texto ajuda a conquistar a atenção do leitor, desde que as perguntas admitam uma resposta fundamentada por uma boa argumentação. Exemplo: ''O estrangeirismo vem através da mídia, por causa das relações comerciais ou da importação de tecnologia. Mas essa prática é mesmo prejudicial à nossa língua?'' (...)

13. Afirmações de impacto

Essa forma de começar o texto consiste em atacar opiniões difundidas pelo senso comum. Entretanto, ela exigirá um esforço dobrado do autor para sustentar o seu ponto de vista com uma boa argumentação. Exemplo: ''O projeto do deputado (...) revela-se fruto de extrema ingenuidade e de má compreensão (...)''.