Prestar atenção pode ser a chave para melhorar sua comunicação. Entenda

Prestar atenção pode ser a chave para melhorar sua comunicação. Entenda


A capacidade de comunicação exerce uma grande influência na carreira de qualquer profissional e, além do que muitos pensam, não engloba somente o que é dito no ambiente de trabalho. Mesmo as menores falhas de entendimento podem causar grandes problemas, enquanto a postura e a linguagem corporal, se aplicadas corretamente, passam a imagem de confiança. Por isso, é importante trabalhar continuamente as dificuldades e explorar os potenciais comunicativos.

Uma boa maneira de conseguir se relacionar melhor com os colegas de trabalho e até mesmo com o chefe é aprender a prestar atenção. Existem algumas dicas que podem ser adotadas para melhorar essa habilidade e, consequentemente, expressar-se de maneira mais assertiva. Confira a seguir, algumas dicas importantes para melhorar sua comunicação.


Confira também: Como aperfeiçoar a análise crítica


Evite distrações

Em momentos importantes, como conversas particulares ou reuniões, foque no que está sendo discutido e evite pensar em outros problemas ou distrações. Ao se mostrar concentrado, você irá entender facilmente o que for dito, diminuindo a margem para dúvidas, demonstrará que está inteirado no assunto e seus interlocutores se sentirão valorizados.

Observe as reações não-verbais

Olhares e gestos revelam tantas informações quanto as palavras, por isso, quando estiver conversando com alguém, procure acompanhar reações como tremores, a postural corporal, sorrisos, ou quaisquer outras ações. Dessa forma, você pode identificar muito mais rápido se a pessoa está triste, com raiva ou alegre e se preparar para reagir da melhor forma.

Não se apegue aos detalhes

Evite perder a linha de raciocínio com detalhes sem importância, por exemplo, reparando nas roupas que a pessoa está usando, ou em um tique. Provavelmente, a pessoa irá notar que você está mais interessado nesses fatores que em suas palavras e se sentirá constrangida.

Controle seu comportamento

Suas reações dizem tanto sobre você quanto suas palavras, por isso, fique atento às suas expressões durante uma conversa. Uma boa dica para mostrar que você está interessado é acenar ou sorrir enquanto a pessoa fala.