9 Conselhos sobre a redação do Enem que você NÃO pode ignorar

9 Conselhos sobre a redação do Enem que você NÃO pode ignorar


Muitos candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) apresentam uma série de dúvidas a respeito da prova de redação. O exame exige que os candidatos mostrem a capacidade para processar diferentes informações, relacionando-as com diversas áreas do conhecimento. Além disso, durante a elaboração do texto, o aluno deve estabelecer uma reflexão crítica sobre fatos diversos.

O processo de correção da redação do Enem é específico em relação aos outros vestibulares, e envolve cinco níveis de proficiência de produção escrita distribuídos em cinco competências, de acordo com o edital oficial publicado pelo MEC.

Confira a seguir um guia prático com alguns conselhos fundamentais para se preparar adequadamente para a prova.


Confira também: Tudo o que você precisa saber sobre o Enem


1. Não se esqueça de passar o texto para a folha de respostas

Isso pode parecer um pré-requisito óbvio, mas muitos candidatos acabam não administrando adequadamente o seu tempo durante o exame, deixando a folha de respostas da redação em branco. Lembre-se de que somente essa folha será corrigida pela banca, e não o rascunho do texto.

2. Lembre-se de cumprir o número mínimo de linhas exigidas

Para ser corrigido, o texto da redação do Enem deve apresentar mais do que sete linhas. Caso contrário, o candidato terá a sua prova de redação anulada.

3. Lembre-se de sempre considerar os Direitos Humanos

Um dos pré-requisitos mais importantes cobrados pelo Enem é o respeito aos Direitos Humanos durante a elaboração da redação. Textos que não atendam a essa exigência também serão anulados pela banca corretora, recebendo nota zero.

4. Desenvolva cuidadosamente a proposta de redação

Lembre-se de elaborar a sua redação com calma prestando atenção à coerência e a progressão ao longo do seu texto.

5. Não fuja do tema nem elabore outra estrutura textual

Ao escrever a redação, é importante manter o foco na proposta lançada para não fugir do tema, além de respeitar a estrutura textual exigida pela prova, ou seja, um texto do gênero dissertativo-argumentativo. É importante prestar atenção para não se esquecer de elaborar uma proposta de intervenção – outro importante pré-requisito exigido pela banca corretora.

6. Use somente caneta esferográfica de tinta preta

Não só a prova de redação, como todo o exame do Enem exige que os candidatos utilizem apenas caneta esferográfica na cor preta. NÃO entregue o seu texto escrito a lápis ou com uma caneta de outra cor.

7. O título NÃO é obrigatório

Caso o aluno inclua título na prova, este não será considerado pelos corretores como linha efetivamente escrita.

8. Evite rasuras agressivas

Caso você escreva algo errado durante a elaboração da sua redação, o recomendado é apenas passar um traço no trecho inadequado, escrevendo a palavra correta ao lado.

9. Não faça cópia dos textos de motivação apresentados na proposta

Não copie trechos dos textos apresentados na coletânea, pois isso será considerado plágio. Elabore e trabalhe com as suas próprias ideias, utilizando o seu próprio vocabulário.


Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)