Emprego: dicas para se destacar nos competitivos processos seletivos

Emprego: dicas para se destacar nos competitivos processos seletivos


Durante os processos seletivos, você deve se portar de uma maneira capaz de convencer seu possível chefe de que você é a pessoa ideal para o cargo o qual você está interessado. Para conseguir o emprego, o entrevistador precisa acreditar que você será o profissional que ele procura, preparado para se adaptar às funções que exercerá na empresa.

Muitos gestores procuram características específicas nos entrevistados, mesmo antes de entrarem em contato com os possíveis funcionários. No entanto, uma quantidade significativa deles está aberta a escutar quais suas qualificações pessoais, com o objetivo de ser convencido de que você é a pessoa ideal por quem ele procura.

Para isso, siga algumas dicas que serão essenciais para lapidarem sua forma de agir durante cada etapa do processo seletivo:


Confira também: Como escrever e-mails para vagas de emprego



Este documento é o primeiro contato que o gestor terá com você, mesmo que indireto. Por isso, é essencial que você tome cuidado com o conteúdo do seu currículo, além do formato. Adicione apenas informações relevantes para o cargo desejado, como sua formação, as empresas que trabalhou anteriormente e cursos extracurriculares, por exemplo.

Outra dica é evitar letras diferentes e tomar muito cuidado com os erros de português. Currículos mal escritos ou com um layout confuso podem ser um critério eliminatório, além de poder causar uma péssima impressão sobre o candidato.


Os recrutadores costumam se interessar por pessoas que demonstrem experiência na área de trabalho. Por isso, invista em enfatizar as situações ruins que você passou ao longo do emprego anterior e como conseguiu resolvê-las. Os gestores conseguirão perceber que você entende sobre o cargo que está se candidatando e que é capaz de solucionar os possíveis imprevistos, já que fez isso anteriormente.


Fale com entusiasmo sobre sua área de atuação e demonstre interesse sobre assuntos relacionados a ela enquanto você se relaciona com sua rede de contatos profissionais. Quando fica claro que você gosta muito do que faz, sua credibilidade no mercado aumenta e, consequentemente, você tem mais chances de conseguir novas oportunidades de emprego. Dessa forma, você passa a impressão de que é uma pessoa experiente dentro da área, em constante busca de melhoria profissional.

Além da importância de agir pessoalmente, você pode demonstrar seu amor pela profissão por meio das redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.