Veja como impulsionar sua carreira após uma demissão

Veja como impulsionar sua carreira após uma demissão


Lidar com uma demissão nunca é fácil. Naturalmente, a consequência mais devastadora é a pressão financeira com a perda da renda, mas também há todo o abalo emocional. Dependendo da situação em que ocorreu o desligamento, podem acontecer frustrações, raiva, sentimento de impotência e até problemas de autoestima.

Outra grande preocupação dos profissionais é a má impressão que isso pode trazer sobre seu currículo, especialmente se a demissão não ocorreu em bons termos. No entanto, é importante superar esse medo para aproveitar as novas oportunidades. A melhor maneira de fazê-lo é seguindo algumas dicas na hora de se apresentar novamente em uma entrevista de emprego. Confira abaixo uma lista preparada pelo Boas Escolhas e boa sorte!


Confira também: Aprenda a lidar com a rejeição com dicas de Miriam Naficy


1. Incremente seu currículo

Embora você não esteja trabalhando no momento, isso não significa que você não poderá agregar valor ao seu currículo. Uma boa ideia para garantir uma fonte de renda e continuar atuando no mercado é trabalhar como freelancer enquanto procura uma oportunidade.

Outra dica interessante é aproveitar este tempo para aumentar suas qualificações profissionais. Existem muitos cursos de curta e média duração que podem oferecer novos conhecimentos e habilidades. Vale a pena o investimento!

2. Consiga boas referências

Ter uma indicação positiva conta pontos para se destacar frente a um recrutador. Por isso, ter uma carta de recomendação é interessante. Caso você tenha deixado seu antigo emprego sem conflitos, entrar em contato com seu ex-chefe pode ser uma boa opção. No entanto, se a saída foi traumática, o ideal é pedir por referências em um trabalho anterior.

3. Explique o contexto do desligamento

Em uma entrevista, você não deve dizer apenas que foi demitido sem motivo. Mesmo no caso de uma circunstância negativa, como um erro grave, é melhor ser sincero. Afinal, lembre-se que os recrutadores poderão entrar em contato com a antiga companhia, por isso, é melhor que saibam de qualquer problema diretamente por você. Se não foi esse o caso, é melhor explicar o contexto, por exemplo, em um cenário de corte de gastos da companhia ou redução da área. Dessa forma, você pode tornar a situação mais leve.





Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo