Veja como desenvolver sua criatividade para se destacar no trabalho

Veja como desenvolver sua criatividade para se destacar no trabalho


Um bom profissional precisa ser criativo para resolver problemas e inovar no ambiente de trabalho. Essa qualidade muitas vezes não surge naturalmente e várias pessoas encontram dificuldade para desenvolvê-la. E quando o tempo é limitado, a dificuldade aumenta, já que pensar sob pressão inibe novas ideias e aumenta o estresse.

Para aprimorar sua criatividade e garantir qualidade de vida, você pode adotar atitudes simples em seu cotidiano. É como um treinamento mental. Você abrirá caminho para a inspiração, tendo maior facilidade em ser criativo para se destacar no emprego e conquistar sucesso na carreira. Confira abaixo seis dicas para aprimorar a criatividade:


Confira também: Habilidades do cotidiano que podem ajudar na carreira


1. Mude de ambiente

Explore trabalhar em cafés ou participar de um trabalho voluntário, por exemplo. Se preferir ficar ao ar livre, vá ao parque. Lugares casuais e agradáveis podem estimular novas ideias e reduzir a pressão de precisar criar algo. Evite locais muito silenciosos ou muito barulhentos. Ver pessoas circulando é bom para que sua mente não fique estática.

2. Caminhe

Não importa se você decidiu fazer uma trilha ou ir até a padaria do seu bairro: caminhar é um exercício excelente para o sangue fluir e novas ideias surgirem. Se você está acostumado a só usar automóvel, tente fazer alguns trajetos a pé para estimular a criatividade.

3. Divague

É comum que a rotina exija muito foco e que distrações seja motivo de repreensão. Mas quando você estiver executando alguma tarefa rotineira, como lavando louça, por exemplo, permita-se divagar. Não se auto repreenda, deixe-se levar pelo fluxo de pensamentos que dessa maneira você abre espaço para a mente ser criativa.

4. Acesse cultura

Ouça música, leia livros, assista filmes, faça cursos e vá a exposições. Entre em contato com a cultura disponível na sua cidade. A internet também é rica em conteúdo cultural. Além de buscar assuntos que o interessam, entre em contato com o diferente. Não tenha medo de arriscar culturalmente.

5. Mude de perspectiva

Quem já fez aulas de teatro sabe que interpretação deve ser um processo mais interno do que externo, pois é necessário se aproximar de um perfil psicológico diferente do seu. Tente aderir esse aspecto de um ator para resolver problemas sob perspectivas diferentes. Você ficará mais ágil e espontâneo, então abrirá caminho para a criatividade.

6. Seja sociável

Criatividade também vem de colaboração. Entre em contato com amigos, familiares e colegas de trabalho. Não importa o assunto, pois você internalizará ideias novas e diferentes quando falar com outras pessoas.