Inseguranças que você deve combater para se tornar um empreendedor

Inseguranças que você deve combater para se tornar um empreendedor


Muitos profissionais sentem-se inseguros quando o assunto é investir em um negócio temendo possíveis falhas. Geralmente, o medo de arriscar é muito comum no mercado de trabalho, sobretudo no empresarial. Esse medo é natural e pode até mesmo servir como uma proteção. Entretanto, ele pode diminuir a coragem do indivíduo, dificultando o alcance das suas principais metas.

Se esse é o seu caso, confira a seguir, algumas inseguranças bastante comuns ao iniciar um negócio e veja como superá-las:


Confira também: Mitos e Verdades sobre empreendedorismo


Medo de falhar

Um dos principais medos na hora de empreender é o de falhar. Trata-se de uma insegurança muito comum entre os profissionais. Como vencê-lo? Lembre-se: não existe um negócio que não envolva riscos. Ao invés de se concentrar nas possíveis falhas, mantenha o foco no sucesso que você possivelmente obterá e enxergue os erros como uma oportunidade para o seu próprio aprendizado.

Medo das opiniões alheias

Muitos profissionais que desejam empreender temem em serem criticados no caso de não terem sucesso, prejudicando a sua reputação no mercado de trabalho. Isso gera uma profunda insegurança, que pode atrapalhar bastante. Como vencê-lo? Mantenha o foco nos seus objetivos, e não no dos outros: liste a suas principais metas e ignore as críticas negativas, que não contribuam para o seu desenvolvimento. Saiba ouvir as opiniões dos seus colegas e da sua família, mas lembre-se de que a confiança em você mesmo está em primeiro lugar.

Medo de ser inexperiente

Algumas vezes, a insegurança pode ser gerada pelo medo da falta de experiência profissional. Muitos profissionais podem se perguntar ''será que realmente eu tenho a habilidades necessárias para atingir minhas metas?'' e, com isso, acabarem nervosos e com medo de arriscar. Como evitá-lo? Procure ter em mente que a melhor maneira de aprender algo novo é fazendo, experimentando.

Medo de ser prejudicado financeiramente

A insegurança financeira é muito comum na hora de investir em um negócio. É necessário ter bastante coragem e confiança para seguir os seus objetivos, o que muitas vezes pode não ser fácil. Como vencê-lo? Evite fazer dívidas que você sente que não conseguirá pagar no futuro. Elabore um plano de negócios e estude-o antes de iniciar o seu investimento. Elaborar relatórios de progresso e de vendas também pode ajudá-lo a mapear a direção do seu empreendimento.





Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo