10 Palavras que você deve evitar em seu vocabulário profissional

10 Palavras que você deve evitar em seu vocabulário profissional


Em currículos e entrevistas de emprego, passar uma boa imagem profissional é essencial para ganhar credibilidade com os recrutadores da empresa pela qual você deseja ser contratado. Para isso, existem algumas atitudes que devem ser evitadas, até mesmo na maneira como você fala e escreve.

A seguir, confira 10 palavras que você deve evitar em seu vocabulário profissional:


Confira também: Dicas para pessoas introvertidas se destacarem no emprego


1. ''Hum''

Responder alguém com esse som pode causar a impressão de que você está desinteressado, que é indeciso e também inarticulado, principalmente em uma entrevista de emprego.

2. ''Não posso''

Dizer que você não pode fazer algo mostra que você é incapaz de sequer tentar resolver algum problema. Quando você estiver em uma situação com a qual não souber lidar, substitua esse ''não posso'' por ''preciso aprender''. Assim você demonstra interesse e mantém seu profissionalismo.

3. ''Tipo''

Usar ''tipo'' para completar uma frase que não tem necessidade só faz com que você passe uma imagem de incompetência e falta de habilidade de comunicação.

4. ''Nunca''

''Nunca'' é uma palavra que elimina todas as possibilidades. Por isso, evite usá-la para não perder oportunidades que podem ser úteis a você no futuro.

5. ''Mas''

É preciso que você tome cuidado ao utilizar a palavra ''mas'' já que ela invalida qualquer frase que foi dita antes dela. Quando possível, tente substituí-la por ''e'' ou criar outra frase.

6. ''Inovador''

Essa é uma palavra que tem se tornado um clichê devido ao seu uso exacerbado. Procure evitá-la quando precisar se descrever e não a utilize em seu currículo.

7. ''Provavelmente''

A palavra ''provavelmente'' passa uma imagem de incerteza e falta de confiança e os recrutadores de empresas não buscam esses tipos de característica em um candidato.

8. ''Não''

Dizer ''não'' muito diretamente pode soar rude. Então, quando possível, substitua por uma frase mais suave e completa.

9. ''Etc''

''Etc'' pode deixar os recrutadores em dúvida quanto ao que você se refere com ela, já que você não utilizou exemplos suficientes e os substituiu com essa palavra.

10. ''Realmente''

Utilizar ''realmente'' antes de outras palavras pode parecer forçado, como se você quisesse provar alguma coisa que não é real.

Consideração:

Essas dez palavras não são abomináveis e utilizá-las dentro de um contexto é aceitável, desde que você fique atento para não torna-las um hábito na comunicação no ambiente profissional, assim você não irá transmitir uma imagem de despreparo ou ser mal interpretado.