Veja modos simples de ampliar sua rede de contatos

Veja modos simples de ampliar sua rede de contatos


Independentemente da sua área de atuação, ter uma ampla rede de contatos é essencial para que você possa conhecer variadas oportunidades de crescimento profissional e ainda repensar seus métodos de trabalho. No entanto, nem todo mundo tem facilidade em dialogar com pessoas que desconhecem ou profissionais considerados referências, muitas vezes por não saber como manter estes relacionamentos.

Caso você tenha se identificado com esta situação, saiba que não há motivo para preocupação, já que o Boas Escolhas reuniu três dicas para facilitar sua performance tanto em eventos de networking quanto em situações cotidianas. Confira a seguir:


Confira também: O poder do networking em sua vida


1. Inclua o networking na sua rotina

Para que você possa se sentir mais a vontade nesses contextos, é recomendável que você se habitue a participar deles. Por isso, tente dedicar algumas horas durante a semana para conhecer novas pessoas e fazer a manutenção dos seus contatos profissionais. Embora possa parecer um pouco difícil conciliar esta tarefa à sua rotina, saiba que não é tão complicado assim.

Você consegue realizá-la trocando e-mails, conversando via redes sociais, compartilhando com seus seguidores artigos que você considera interessantes para criar um debate de ideias construtivo e, claro, frequentando pelo menos um evento de networking por ano. Comece estabelecendo uma hora da sua semana para se dedicar à expansão do seu networking e, gradualmente, amplie a participação desta atividade no seu cotidiano. Agindo deste modo, você perceberá como seu desempenho nestes encontros profissionais melhorará e as oportunidades de trabalho aparecerão com mais frequência.

2. Selecione os relacionamentos mais relevantes para sua carreira

Ao longo da sua carreira, você conhecerá muitos profissionais com perfis que possam render parcerias proveitosas, mas com tantas responsabilidades no trabalho será difícil dar conta de manter todos próximos.

Por isso, faça uma análise da sua lista de contatos, observando quais são aqueles que você não pode perder de jeito nenhum, porque, por exemplo, são como mentores para você. Selecionando de 5 a 10 nomes estratégicos e mantendo relacionamentos mais estreitos tanto presencialmente quanto no mundo virtual, você conseguirá organizar melhor suas horas dedicadas ao networking e ainda garantir que estas serão produtivas.

3. Saiba como agir nos eventos de networking

Algumas pessoas consideram eventos voltados para a ampliação da rede de contatos como uma atividade intimidadora, afinal nem sempre é muito fácil começar uma conversa com um completo estranho, mesmo que ele atue no mesmo mercado que você. Uma maneira de evitar essa sensação de desconforto e aquecer o diálogo é perguntar para a pessoa por que ela decidiu ir ao evento. A partir desta simples questão – e enfrentando um pouco sua timidez, é verdade –, você poderá analisar se há como surgir entre vocês uma parceria ou se este é um contato para se manter, já projetando um futuro próximo.

É possível que você não consiga passar muito tempo com os profissionais que mais te atraírem, por isso não hesite em marcar um almoço de negócios para que vocês possam dar continuidade a este novo relacionamento. Com esta simples metodologia, você aproveitará muito mais os eventos. Experimente!