Dicas para dar boas aulas para crianças

Dicas para dar boas aulas para crianças


Os professores do ensino primário devem manter-se focados em realizar ações para formar alunos preparados para enfrentar os desafios das séries mais avançadas, a partir do sexto ano. Dessa forma, essa classe de professores precisa tomar uma série de atitudes que ajudem na consolidação de pessoas que consigam lidar com os problemas, tanto no ambiente escolar como na vida pessoal.

Confira a seguir, 6 ações ideais que os professores devem ter todos os dias:


Confira também: Veja o que as crianças podem te ensinar sobre liderança


1. Seja claro e incentive os alunos

Geralmente, os alunos tendem a continuar tendo problemas com as mesmas disciplinas que tinham desde o primário. O papel do professor é dizer para a criança qual o ponto forte dela naquela matéria, para que ela perceba que pode melhorar com o passar do tempo. Dessa forma, a maioria das crianças perderá o receio de não entender os conteúdos e aproveitarão mais o que a escola tem a oferecer.

2. Seja aliado dos alunos

O professor não precisa construir uma relação de afetividade com os alunos, mas é essencial que tenham a convivência baseada em confiança e respeito mútuo. O objetivo é que todos recebam o suporte que precisam, já que o processo de aprendizagem é complexo.

3. Converse sobre a diversidade

Os alunos do sexto ano precisam estar envolvidos em discussões sobre assuntos mais complexos, mas é necessário que sejam preparados para isso desde o jardim de infância. O processo é gradual e deve acompanhar a capacidade de cognição relativa à idade da criança. A melhor forma de implementar esses conteúdos em sala de aula é por meio de estratégias lógicas e apropriadas ao desenvolvimento daquela faixa etária.

4. Conheça bem os alunos

É essencial que os professores saibam sobre os problemas pessoais dos alunos que podem refletir no desempenho de cada um em sala de aula. Muitas vezes é importante conversar com a família do aluno, para entender o grau de incômodo para a criança. Além disso, geralmente ela sentirá muito mais confortável no ambiente escolar e capaz de se desligar momentaneamente dos problemas pessoais.

5. Tenha grandes ideias

O diferencial no rendimento das aulas tanto para os alunos, quanto aos professores é ter boas ideias e colocá-las em prática. O ano letivo é muito curto para fazer com que o aluno estude conteúdos extremamente detalhados, que não terão utilidade. Por exemplo, o docente pode optar por contar a importância das leis, ao invés de fazer as crianças decorarem todas elas.

6. Celebre com os alunos

Além do papel de ensinar e impor limites nas salas de aula, os professores devem celebrar com os alunos quando eles conseguem alguma vitória. Assim, ambos os lados sentem-se mais motivados e animados em relação ao processo de aprendizagem.





Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo