+A +/- -A

Como ser um bom líder, segundo o especialista Daniel Goleman

Como ser um bom líder, segundo o especialista Daniel Goleman


Conhecimento, visão de futuro e esperteza são essenciais para a identificação de bons líderes, mas não são os únicos elementos levados em conta. A habilidade de perceber e monitorar suas emoções, somadas à boa noção de como lidar com o outro, são os principais diferenciais de grandes líderes.

Em sua coluna no The New York Times, o psicólogo norte-americano Daniel Goleman, que tornou-se referência mundial em psicologia em 1995 ao lançar o livro "Inteligência Emocional", garante que existem algumas competências específicas para lidar com sua inteligência emocional e ampliá-la consideravelmente. Conheça a seguir:


Confira também: Saiba por que o otimismo pode fortalecer a sua liderança


Autoconhecimento

Você deve entender quais seus pontos fortes e aqueles que precisam ser aprimorados. Assim, você se torna melhor capacitado para realizar o seu trabalho e para construir confiança em seus colegas no ambiente de trabalho. Quando você tem completo conhecimento de como funcionam suas emoções, torna-se mais fácil controlá-las.

Autogestão

Na posição de liderança, é essencial que você controle suas emoções para poder gerenciar os funcionários. Quando algum fato acontece de maneira diferente do esperado, não desconte suas preocupações nas pessoas a sua volta. Ensine-os como não tornar o erro reincidente e ajude-os a encontrar soluções para os problemas, calmamente. Para que você consiga atingir esse padrão de liderança, estipule objetivos. Assim, você estará constantemente motivado a resolver todos os problemas que vierem a acontecer.

Empatia

É muito importante que você consiga entender como os outros estão se sentindo para que explique as informações de maneira que os colegas de trabalho serão capazes de entender. O ato de ler as emoções alheias aumenta a empatia cognitiva e, consequentemente, a comunicação efetiva entre as pessoas. Além disso, você escuta os outros com muito mais atenção e paciência para entender o ponto que quer passar.

Habilidades de relacionamento

Você precisa ser capaz de expor suas opiniões e expectativas em relação à equipe com clareza. É essencial que os funcionários sintam-se bem em trabalhar com você e não exista medo de conversar, causado pela hierarquia de posições.