+A +/- -A

Veja como ser efetivado no estágio

Veja como ser efetivado no estágio


Muitas pessoas encaram o estágio apenas como uma fase passageira da vida, ou pior, em alguns casos, como ''um mal necessário''. O que a maioria delas não vê é que o estágio, na verdade, pode ser uma porta de entrada no mercado de trabalho.

Grandes empresas costumam contratar estagiários a fim de, no futuro, estabelecer com aquele mesmo estudante um vínculo empregatício registrado – como se o estágio fosse uma espécie de ''caça-talentos''. Porque obviamente compensa muito mais para o empregador ter um funcionário cujo perfil ele já conhece do que ter que recomeçar sua busca por uma nova pessoa.

Portanto, se você é estagiário, agarre-se a essas dicas que o Boas Escolhas preparou pra você e conquiste a sua efetivação:


Confira também: 5 Passos para ser pontual


1. Escolha bem o seu estágio

Escolha um local onde você sinta que terá afinidade com o que será trabalhado. Se você entrar numa empresa qualquer as chances de fazer um trabalho mediano e que não chame atenção serão muito maiores, e, portanto, dificilmente você será efetivado.


Ter uma boa relação com quem você trabalha é fundamental. Seu chefe provavelmente não vai querer efetivar uma pessoa que tem um relacionamento ruim com todos os demais colegas, certo?

3. Tenha iniciativa

Não espere ordens para tudo. Se você terminou o seu trabalho mais rápido do que esperava, por exemplo, pergunte como pode ajudar em alguma outra tarefa. Em outras palavras: mostre que você quer trabalhar.

4. Seja profissional

Não é porque você é estagiário que tem que se portar como um estudante. Entenda que você está em um ambiente de trabalho e deve assumir compromissos, responsabilidades e horários.

5. Seja prestativo

Se alguém precisar de alguma ajuda que você se sente capaz de dar, faça isso! Um bom ambiente de trabalho é feito com a colaboração de todos – e, acredite: sua pró-atividade com certeza gerará muitos pontos positivos a seu favor.