+A +/- -A

Saiba como se tornar um profissional mais criativo estimulando a sua curiosidade

Saiba como se tornar um profissional mais criativo estimulando a sua curiosidade


A criatividade é essencial para se destacar no mercado de trabalho, por isso, desenvolver tal habilidade é um grande objetivo de muitos profissionais. Uma das maneiras de trabalhar essa área é através da curiosidade, uma característica bastante aparente nas crianças, porém, relegada a segundo plano pelos adultos.


Confira também: Como aperfeiçoar a análise crítica


Manter-se curioso e disposto a entrar em contato com novos conhecimentos é o primeiro passo para abrir as portas para boas ideias. Para isso, é importante ter a mente aberta para teorias e conceitos inovadores, mesmo que eles vão contra aquilo que você já aprendeu. Pode ser que, por trazer uma nova abordagem, eles sejam ainda mais eficazes que seus antigos pensamentos e, por isso, vale a pena observá-los.

Por outro lado, também é importante investigar os fatos e processos a fundo, sem contentar-se apenas com as respostas padrão. Ao pesquisar mais sobre um procedimento da empresa em que você trabalha, por exemplo, você entenderá os motivos de sua adoção, como ele funciona em sua totalidade e, por isso, pode tornar-se mais produtivo, pois terá mais controle sobre a sua atividade.

Além disso, a curiosidade anda de mãos dadas com o saber. Quanto mais interesse você tiver em aprender, mais informações você obterá e, a partir disso, construirá uma boa base para inovações criativas. Portanto, encare o aprendizado de maneira positiva, para que você se sinta feliz e realizado durante a pesquisa para um novo projeto, por exemplo.

Evite, também, rotular algumas áreas previamente, pois, ao supor que uma aula ou tópico será desinteressante desde o começo, você estará automaticamente menos disposto a se envolver.

Com todas essas dicas, ficará muito mais fácil elaborar um bom processo criativo, que dê excelentes resultados e ainda seja divertido!