+A +/- -A

Veja como procurar o emprego ideal

Veja como procurar o emprego ideal


Logo que os estudantes se formam, começam a enviar os currículos para diversas empresas a fim de conseguirem ingressar no mercado de trabalho. Nesse período, pensam efetivamente nos rumos que querem seguir dentro da carreira escolhida.

Lindsey Pollak, autora do livro ''Getting from College to Career: 90 Things to Do Before You Join the Real World'', dá algumas dicas úteis de como procurar o emprego ideal. Confira abaixo:


Confira também: Maturidade profissional não está ligada a idade



Faça quantas conexões você conseguir com os colegas de curso, participe de organizações profissionais e grupos que foquem em temas do seu interesse. Essas pessoas podem ser sua porta de entrada no mercado de trabalho e vice-versa. Muitos cargos são conseguidos por meio de indicações e o network é essencial para que você seja lembrado.

2. Pesquise

Pesquise sobre as empresas que você gostaria de trabalhar e mantenha-se qualificado através de cursos que tenham ligação com os cargos disponíveis que você almeja.

3. Aproveite as oportunidades

Um estágio ou emprego temporário podem ser ótimas formas de ingressar no mercado de trabalho, mas não são as únicas. Você pode criar o próprio negócio, realizar cursos ou conseguir experiência de outras maneiras como, por exemplo, participar de trabalhos voluntários.


O maior problema dos recém-formados é que muitos fornecem os dados pessoais errados online. Tudo o que você disponibiliza na internet será visto por possíveis contratantes e parceiros e, por isso, você precisa ser seletivo na hora da escolha de quais informações disponibilizar.

5. Valorize empresas pequenas

Embora os estudantes sonhem em trabalhar em grandes grupos, as pequenas empresas costumam fornecer benefícios desde o começo da carreira. Nesse tipo de emprego, como a equipe é reduzida, você tem mais chances de se destacar em relação aos outros funcionários.

Segundo Lindsey Pollak, os benefícios das pequenas empresas são:

• Menos burocracias

• Possibilidade de fazer a diferença

• Poder trabalhar diretamente com pessoas mais experientes e preparadas

6. Preste atenção

Escute mais do que fale e aprenda o máximo que você conseguir com as ações e críticas das pessoas mais experientes que trabalham com você. Esteja sempre disposto a assumir novos desafios, como responsabilidades ou projetos inovadores.

7. Torne-se um bom escritor

Independentemente da área que você deseja seguir, invista em melhorar sua habilidade de escrita, porque ela será um grande diferencial para a contratação. Para aprimorar suas habilidades, peça a opinião dos seus professores sobre seus textos, faça aulas de redação, participe de grupos de escrita e leia bastante.