9 Livros imprescindíveis para bons profissionais

9 Livros imprescindíveis para bons profissionais


Quando se trata de carreira, não basta manter-se atualizado sobre sua área de atuação. É preciso, também, desenvolver as competências valorizadas pelo mercado de trabalho, como a criatividade, liderança, solução de problemas, empatia, entre outras.

Se você está procurando boas referências para seu crescimento na carreira, confira nove títulos selecionados pelo Boas Escolhas e ótima leitura!


Confira também: O melhor livro que Bill Gates já leu


1. Confiança criativa – Libere sua criatividade e implemente suas ideias

Esta obra, escrita por Tom Kelley e David Kelley, desmistifica uma das principais crenças ao redor da criatividade: a de que apenas algumas pessoas conseguem desenvolvê-la. Baseados em técnicas especiais para potencializar a imaginação e a inovação, os autores incentivam cada um a se inspirar e buscar novas soluções para os problemas, tanto pessoais quanto profissionais.

2. Dar e receber

Para o pesquisador Adam Grant, o mundo dos negócios se divide em 3 tipos de pessoas: doadores, tomadores e compensadores. Partindo dessa teoria, ele explica, com o auxílio de dados e pesquisas, porque os doadores – aqueles que costumam colaborar com os colegas – acabam se tornando as pessoas mais bem-sucedidas e como é possível para se tornar uma delas, desenvolvendo atributos como a colaboração e a capacidade de fazer network.

3. O segredo do talento – 52 Estratégias para desenvolver suas habilidades

Desenvolver uma nova habilidade é apenas questão de treino. Este é o princípio defendido por Daniel Coyle neste livro, que é baseado em análises do autor sobre métodos de empresas voltadas para o desenvolvimento de talentos. O resultado da obra são 52 dicas para ajudar profissionais a aprenderem novas competências e se destacarem no mercado, independentemente da área em que atuam.

4. Mentes que lideram – Como líderes eficazes criam e executam

O psicólogo Howard Gardner, autor da famosa teoria sobre as inteligências múltiplas, examina, nesse livro, histórias de 11 grandes líderes e, a partir de cada uma, traça um perfil psicológico dos líderes, destacando suas ações cruciais e a maneira como criam novas tendências. Ideal para quem está pensando em desenvolver a liderança.

5. As 4 Disciplinas da execução – Garanta o foco nas metas crucialmente importantes

Franklin Covey criou seu próprio método para analisar porque grandes projetos acabam sendo descontinuados pelas empresas, simplesmente pela falta de tempo. Com a técnica abordada nesta obra é possível aprender como focar melhor nos projetos, envolver a equipe no desenvolvimento das atividades e definir prioridades, fatores que irão garantir maior produtividade.

6. O olhar da liderança

Nigel Nicholson defende a tese que o segredo da boa liderança está na percepção dos líderes, que lhes permite identificar as situações problemáticas e solucioná-las a tempo. Como exemplo, ele também utiliza histórias de líderes de vários ramos para mostrar como essa ideia se aplica na prática.

7. Brilhante – A inspiradora história de uma mãe e seu filho gênio e autista

Esse não é um livro convencional sobre carreiras, porém, suas lições ultrapassam e muito o ramo empresarial, sendo aplicadas para todos os âmbitos da vida. Trata-se da história de Kristine Barnett e seu filho, Jacob. Embora seja genial – o rapaz se tornou pesquisador no ramo de astrofísica com 12 anos – Jacob é autista. Contrariando todas as possibilidades, Kristine desafiou os diagnósticos médicos e procurou desenvolver o potencial de seu filho, estimulando-o através de seus interesses e observando os pontos em que ele mais se destacava: uma boa representação do papel de um verdadeiro líder.

8. Liderando mudanças – Transformando empresas com a força das emoções

O livro de John Kotter se mostra um verdadeiro manual para a gestão de empresas em tempos de mudanças e crises. Seu objetivo é ensinar como traçar as melhores estratégias de liderança e gestão para que as empresas se mantenham sólidas mesmo em períodos de reestruturação.

9. Know – How – As 8 Competências que separam os que fazem acontecer dos que não fazem

Se o seu objetivo é aprender a como tomar as melhores decisões, este é um ótimo título para se aprofundar. Através do ensino de 8 competências básicas, o autor, Ram Charam, explica o que um bom líder precisa ter para fazer uma gestão coerente não apenas no sentido administrativo, mas também no que diz respeito às pessoas.