Cinco formas de superar seus pontos fracos no trabalho

Cinco formas de superar seus pontos fracos no trabalho


Todos nós temos qualidades e defeitos, e desempenhamos algumas tarefas com maior habilidade do que outras. Porém, como lidar com a situação quando algo que fazemos dá errado? Será que ficar pensando o tempo todo no erro pode ser bom? De acordo com algumas pesquisas, a autocrítica exagerada pode acabar impedindo o seu potencial de aparecer e superar os erros.

Confira a seguir, cinco formas de aprender a lidar com seus pontos fracos e melhorar significativamente seu trabalho:


Confira também: Cinco passos para ser pontual


1. Fique calmo

Quando algo der errado e você começar a pensar nas coisas que poderia ter feito para mudar a situação, pare e procure relaxar: saia do escritório ou do seu ambiente de trabalho por alguns minutos para caminhar, ouvir uma música que você goste. Enfim, dê um tempo a si mesmo. Espere pelo menos 24 horas antes de repensar os erros cometidos, porque só depois desse intervalo você estará em condições emocionais para avaliar racionalmente o que aconteceu.

2. Deixe o perfeccionismo de lado

É claro que você quer ser um bom funcionário e fazer suas tarefas impecavelmente bem. Porém, lembre-se de que você é humano e, como tal, comete erros. Ao contrário dos pensamentos autodestrutivos, do tipo “eu sempre faço tudo errado” ou “eu nunca vou aprender a fazer isso”, procure pensar nos seus pontos fracos e em maneiras de melhorá-los, como “estou sempre atrasado, então me comprometerei a sair de casa 15 minutos mais cedo todos os dias”.

3. Tenha um mentor

Ter um mentor pode até ser algo que soe estranho, mas é mais simples do que você imagina. Sabe aquele colega de trabalho que sempre te ajuda com as tarefas do dia a dia, dá dicas e aponta erros, te estimulando sempre a melhorar? Ele pode ser seu mentor! Peça a ele conselhos e feedbacks sobre suas atitudes e seu trabalho de modo geral.

4. Qualifique-se

Ler mais, fazer cursos e participar de palestras são bons exemplos de atividades que podem desenvolver de forma positiva seus pontos fracos em novas competências, que irão ajudá-lo a encontrar soluções ou até mesmo evitar novos erros no futuro.

5. Fique atento

Procure se policiar e criar estratégias para evitar cometer velhos erros. Se, por exemplo, você sempre esquece a papelada que deve levar para a reunião, deixe-a em algum lugar onde esteja sempre visível e evite, assim, esquecê-la. Pequenas ações como essa ajudarão a superar os pontos fracos que tanto incomodam.


  

Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo