7 Estratégias para falar melhor em público

7 Estratégias para falar melhor em público


Falar em público é uma situação que deixa muitas pessoas de cabelo em pé. É comum se sentir dessa maneira, uma vez que você parece mais vulnerável diante de uma plateia.

No entanto, permitir que isso tome conta de você não é uma escolha inteligente. Para falar em público basta manter a calma e exercitar algumas práticas simples.

Confira abaixo quais são elas.



Confira também: Como fazer uma apresentação eficaz


1. Seja linear

Para falar bem em público você precisa ter a apresentação inteira planejada. Tente estruturar os seus pensamentos e crie uma sequência lógica com começo, meio e fim. Pense, também, em recursos que possam apoiar suas ideias, como exemplos e evidências.

2. Esteja preparado

Você vai precisar praticar para que se sinta confiante. Não espere até o último minuto para sentir o pânico tomando conta de você, procure memorizar o seu discurso com calma, parte a parte. Você quer estar envolvido com o tema e não ser apenas um robô de repetição. Lembre-se, quanto mais você souber sobre o assunto, mais natural será.

3. Comece com confiança

A abertura do seu discurso vai determinar como será o resto da apresentação. Portanto, seja assertivo e fale em um tom que possibilite ser ouvido por todos. Pense em começar com uma frase forte ou descontraída.

4. Faça contato visual


Ao longo da sua apresentação, faça contato visual com algumas pessoas da plateia. Não mantenha o foco em alguém em particular por muito tempo porque isso pode desconcentrar você, mas procure distribuir a sua atenção visual entre alguns dos espectadores. Se você olha para o chão ou qualquer direção aleatória, seus ouvintes saberão que você não acredita no que está dizendo.


5. Mantenha a calma

Com o nervosismo causado pela situação é comum falar mais rápido que o de costume. Contudo, isso vai mostrar às pessoas que você não confia em si mesmo e dessa maneira elas também não terão nenhum motivo para confiar. Portanto, controle-se. Mantenha a calma e fale pausadamente.

6. Seja firme


Lembre-se de que você quer convencer a sua audiência de algo. Para isso você precisa estar convencido do que está dizendo. Seja firme, aponte os seus argumentos de maneira convincente, procure não gaguejar ou dar às suas afirmações um tom de pergunta. Os ouvintes estão lá para serem convencidos por você e não para resolverem suas inseguranças.


7. Seja humano


É normal se sentir nervoso, mas lembre-se que a sua imagem conta muito, por isso, procure não se descontrolar. Todas as pessoas que estão assistindo você, possivelmente já passaram por algum momento parecido e elas também já se sentiram nervosas. Desde que você não deixe o seu nervosismo ultrapassar os limites do bom senso, não há nada errado em se sentir dessa maneira.



Confira também: Como trabalhar bem com personalidades diferentes