9 Dicas para tomar melhores decisões

9 Dicas para tomar melhores decisões


O processo de tomar decisões é um drama para grande parte das pessoas. Escolher entre duas opções pode ser realmente torturante, mas existem algumas práticas simples capazes de ajudá-lo, de acordo com Francesca Gino, da Harvard Business School.

A professora e pesquisadora realizou uma série de estudos baseados em psicologia social e definiu quais são as principais práticas capazes de influenciar o comportamento ao tomar uma decisão. As conclusões foram publicadas em seu livro ''Sidetracked: Why Our Decisions Get Derailed, and How We Can Stick to the Plan''. Confira a seguir as sugestões da professora para tomar melhores decisões:


Confira também: Como escolher o concurso público certo para você


1. Eleve sua consciência

As pessoas tendem a ser positivas demais com relação ao seu desempenho e, em consequência, excessivamente confiantes. Isso faz com que elas ignorem opiniões valiosas. Ser confiante não é um problema, desde que você eleve a sua consciência e mantenha uma visão realista sobre si mesmo.

2. Meça sua temperatura emocional

As emoções podem ser verdadeiras armadilhas nos momentos decisivos. Estar envolvido demais com um assunto pode deturpar a sua visão sobre os fatos, fazendo com que você analise as coisas sob um ponto de vista equivocado. Contudo, se você souber reconhecer os seus momentos mais emocionais, terá vantagem na hora de decidir. Antes de determinar seu comportamento certifique-se de que você está em paz com as suas próprias emoções.

3. Aumente sua visão

Geralmente as pessoas mantêm o foco muito próximo quando tomam decisões. Isso significa que elas analisam apenas as consequências imediatas, o que pode acontecer logo após a definição de um assunto. Esse tipo de análise é importante, mas se você abrir o seu campo de visão será possível incluir informações mais relevantes para o processo de decisão. Pense no que isso pode representar em longo prazo.

4. Pense sob diversos pontos de vista

Lembre-se de que uma história sempre tem mais de um lado. Estude as suas opções sob todos os pontos de vista em que você conseguir pensar. Olhar as coisas sob diferentes perspectivas pode prevenir você de imprevistos ao longo do plano.

5. Questione seus limites

Antes de tomar uma decisão é fundamental que você saiba até onde está disposto a ir para alcançar aquilo que quer. Não se trata de cometer atos ilegais, mas você deve conhecer com clareza todos os seus princípios para que não se arrependa após ter feito uma escolha.

6. Verifique suas referências

As pessoas que o rodeiam oferecem referências que ajudam a entender a sua posição na vida de diversas maneiras. Seja no trabalho, no colégio ou na família, esse processo acontece de maneira natural e pode ser muito útil para definir o seu desempenho. Verificando os seus pontos de referência você pode entender os reais motivos por trás da sua decisão e ajustá-la de acordo com o que quer.

7. Considere os seus recursos

Você tem os recursos necessários para colocar determinadas decisões em prática? Se não, como pode consegui-los? Avaliar esse tipo de coisa parece desnecessário, mas vai poupá-lo de um grande sofrimento. Pense da seguinte maneira: se você decidir seguir por um caminho e só depois perceber que não tem as condições necessárias para trilhá-lo se sentirá imensamente frustrado. Esse sentimento pode ser evitado considerando os recursos que você tem disponíveis.

8. Questione o cenário

As condições são favoráveis para o cumprimento da sua decisão? Essa pergunta também é fundamental para evitar as frustrações. Lutar contra tudo e todos pode ser bastante cansativo e, em muitos casos, você acaba descobrindo que a disputa não valia tanto a pena quanto você pensou. Por isso, questionar as condições para o cumprimento da sua decisão pode acelerar e facilitar o processo.

9. Siga os seus valores

Lembre-se de que qualquer que seja a decisão a ser tomada, você deve respeitar os seus valores. Só dessa maneira você se sentirá confortável para seguir adiante com as consequências daquilo que escolher para a sua vida.


  

Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo