5 Dicas para resolver problemas de maneira mais criativa

5 Dicas para resolver problemas de maneira mais criativa


Resolver problemas faz parte da rotina de qualquer pessoa, seja no trabalho, na vida pessoal ou no mundo acadêmico. Entretanto, em muitos casos as saídas convencionais não são o bastante. Nesse momento é preciso ser inovador, mas nem sempre é fácil ''pensar fora da caixa''. Se você quer resolver seus problemas de maneira mais criativa, confira abaixo cinco práticas simples que podem ajudá-lo:


Confira também: Como melhorar o trabalho em equipe


1. Faça um novo caminho para o trabalho

Embora pareça uma atitude pequena, escolher um novo caminho para chegar ao trabalho altera os padrões que seu cérebro já estabeleceu sobre aquela rotina. Mudando de rota você verá novas coisas e pessoas, abrindo espaço no seu cérebro para pensar a respeito de novos temas e estabelecer novas ligações.

2. Pergunte a uma criança como ela resolveria um problema

As crianças não se prendem tanto aos padrões quanto os adultos. Para eles, qualquer coisa é possível. Pedir ajuda a uma criança para resolver um problema pode parecer surreal, mas mesmo que a resposta seja fantasiosa e impraticável, certamente colocará novas possibilidades diante dos seus olhos.

3. Escolha revistas aleatoriamente

Provavelmente você tem uma revista favorita. A leitura dela é ótima, mas é algo com o qual você já está habituado. Dessa maneira você não precisa se esforçar para entender o conteúdo. É tudo muito automático. Experimente ir a uma loja e escolher revistas aleatoriamente, sem pensar muito no assunto discutido. Isso vai fazer com que você aumente a atenção na leitura, permitindo que você entenda, de fato, as soluções propostas ali. Talvez você encontre algo que possa adaptar para a sua realidade.

4. Force-se a estabelecer novas conexões

Essa prática funciona como um jogo que você pode fazer em qualquer lugar. Escolha um ambiente e tente estabelecer conexões entre os objetos que você encontra nessa área e o problema que está tentando resolver. Fazer isso durante um período de 10 a 15 minutos vai ajudá-lo a sair da sua zona de conforto e imaginar soluções mais alternativas, porém não menos eficientes.

5. Imponha limites para si mesmo

Impondo limites para si mesmo você força seu cérebro a trabalhar em busca de novos padrões. Para fazer isso basta estabelecer um comportamento ou objeto proibido. Se você trabalha com uma ferramenta única, por exemplo, restrinja seu uso. Isso vai força-lo a buscar novas maneiras de fazer o seu trabalho sem aquele recurso.


  

Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo