+A +/- -A

Cinco dicas que vão ajudá-lo a escolher o tema do TCC

Cinco dicas que vão ajudá-lo a escolher o tema do TCC


Se você está indo para o último ano da faculdade, provavelmente uma coisa vem tirando o seu sono: o trabalho de conclusão de curso. É normal se sentir tenso com o tão falado TCC, uma vez que ele garantirá o seu diploma.

Porém, escolhendo o tema certo, tudo ficará mais fácil. Se você já pensou e repensou diversas possibilidades e até agora não chegou a nenhuma conclusão, confira abaixo cinco dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa.


Confira também: Como conciliar emprego e faculdade


1. Afinidade

O primeiro passo ao avaliar os temas para o seu TCC é escolher um com o qual você tenha afinidade. Considere a proposta do seu curso, mas procure pensar em assuntos que despertam o seu interesse. Ao escolher um tema qualquer, você corre o risco de ficar preso a um trabalho maçante e acabar perdendo a motivação para concluí-lo.

2. Tempo

Leve em conta também a quantidade de tempo que você terá disponível para realizar o projeto. Essa informação é fundamental para que você escolha um tema de pesquisa acessível, que não levará mais tempo do que você tem para ser estudado.

3. Relação com a área de estudo

O tema escolhido por você deve ter relação com a sua área de estudos. Embora pareça uma dica óbvia, muitos estudantes demoram para entender que nem todo tema é adaptável para a sua realidade. Se você é um estudante de matemática, por exemplo, não adianta sugerir um tema voltado para a área da saúde, por mais que você se interesse por ele. Procure ser pertinente em suas escolhas, isso vai facilitar a sua vida durante a produção do trabalho.

4. Relevância

O tema escolhido por você deve ter relevância para a sua área de estudos e, de preferência, para a sociedade também. Muitos estudantes enfrentam dificuldades nesta etapa porque querem encontrar um tema que jamais tenha sido abordado, o que é quase impossível. Porém, é possível encontrar um novo ponto de vista para um tema que já foi discutido, cabe a você manter uma postura inovadora e encontrar um novo modo de agregar importância a esse tema.

5. Bibliografia

Uma bibliografia de qualidade é essencial para produzir um trabalho rico. Por isso, antes de escolher o seu tema, faça um levantamento superficial para saber se você terá boas fontes de consulta ao longo do trabalho. Se a pesquisa mostrar um resultado negativo, talvez seja o caso de repensar a escolha do tema: pouco referencial teórico dificulta a realização do seu projeto.