Veja como dar uma má notícia ao seu chefe

Veja como dar uma má notícia ao seu chefe


Não há como evitar: nem sempre as coisas acontecem da forma como deveriam e problemas podem surgir a qualquer momento. Entretanto, existem formas de dizer a verdade ao seu chefe causando o menor estrago possível. Conheça a seguir os 4 passos para dar uma má notícia ao seu chefe:


Confira também: 9 Sinais de um ambiente de trabalho ruim

Seu chefe está resolvendo problemas ou estressado com algum fato? Talvez essa não seja a melhor hora para comunicar a má notícia. Espere por um momento em que as coisas estejam mais tranquilas, pois as chances de ele receber as novidades de uma forma mais calma são bem maiores. Mas não se esqueça: caso o problema seja urgente, não tem saída: fale o mais rápido possível.

2. Pense em como você vai falar

Se você fosse o chefe, de que forma preferiria ouvir a notícia que tem que dar? Pense na melhor forma de falar: as palavras que usará, de que forma organizará os fatos para que a situação seja entendida com clareza, etc. Não fale sem pensar antes: planeje-se.

3. Não esconda nada

Diga tudo o que aconteceu. Não esconda nada, pois as chances de mentiras surgirem à tona em coisas que dão errado são ainda maiores.

4. Ajude a resolver o problema

Mesmo que não caiba diretamente a você resolver as coisas, ajude o seu chefe a pensar em soluções. Dessa forma você mostrará que se preocupa com o bom funcionamento da empresa e que mais do que simplesmente dá má notícias, você procura resolvê-las.


Confira também: 5 Sinais de que seu emprego está em risco

Confira também: Como trabalhar bem com personalidades diferentes