Como melhorar o trabalho em equipe

Como melhorar o trabalho em equipe


Quem trabalha com treinamentos voltados para o tema trabalho em equipe depara-se com as chamadas queixas prontas: os funcionários reclamam que é muito complicado vencer as resistências, que incluem desmotivação, falta de liderança, rotinas, desconfiança e sistematização de normas que restringem a criatividade.

Esse cenário é relatado pela instrutora da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) Ana Maria Ferraz de Campos. Acompanhe os oito aspectos que ela identifica como os que mais influenciam no trabalho em equipe e procure desenvolver seus pontos fracos. Confira abaixo:


Confira também: Como conduzir uma reunião


1. Comunicação: Ela aponta a comunicação deficiente e ineficaz como o maior e o mais forte dos impedimentos para que o trabalho em equipe flua bem. Segundo Ana, os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas.

2. Diversidade: A instrutora acredita que é preciso ter um olhar especial para fazer com que a diversidade garanta à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem. Segundo ela, um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo.

3. Comportamentos: Entre os comportamentos mais comuns no grupo, Ana exemplifica que alguns gostam de ler ou de pesquisar. Outros têm muitas ideias. Há aqueles que preferem ir diretamente à ação. Alguns planejam antes de agir e outros ainda se divertem com a experimentação. Há os que dirigem trabalhos, enquanto outros otimizam dados, cuidando de resumos. Alguns odeiam ficar em longas conversas enquanto os colegas preferem compartilhar sua forma de pensar.

4. Competências: Nas empresas, as áreas competentes podem produzir os resultados necessários para complementar um projeto ou lançar um produto. Uma boa equipe trabalha com respeito mútuo, cooperação, confiança, compartilhamento, disposição e boa vontade, além de flexibilidade. ''É importante identificar as competências individuais para fortalecer o desenvolvimento de um projeto em equipe, por exemplo.'' explica.

5. Sucesso: O sucesso de uma equipe depende de metas claras e de liderança para criar motivação. Isso é o que distingue uma equipe de simplesmente um grupo. Trabalhar em equipe é o meio mais adequado para se obter resultados mais ricos. Mentes unidas em direção a uma solução geram produção de ideias que uma só pessoa em sua área, ainda que com muito conhecimento, nem sempre consegue desenvolver e executar sem ajuda.

6. Tarefas: As equipes bem organizadas dividem tarefas: cada pessoa executa parte do processo e informa entre todos por onde caminham. Alinhada, a equipe não desperdiça energia. Estabelece missão, propósito, garante sinergia e ações coerentes. A visão compartilhada permite que cada qual mantenha sua própria visão sem que haja prejuízo dos interesses pessoais e os esforços se complementam.

7. Reuniões: Reuniões em que muitas ideias são lançadas sem uma meta comum podem durar horas, sem que se chegue a uma conclusão. Para que isso não aconteça, é preciso manter em mente o foco e o propósito da reunião.

8. Inimigos: Preconceitos, estrelismos, falta de domínio pessoal e gerências centralizadoras são inimigos da formação e do desenvolvimento das equipes. Bons exemplos disso são os times esportivos em que posições definidas se complementam e agregam valor à equipe, ao mesmo tempo em que os talentos individuais continuam prevalentes. Há uma linha comum e a integração acontece, permitindo destaques ao longo do processo, tendo a harmonia garantida.


  

Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo