8 Regras de etiqueta para usar o celular no trabalho

8 Regras de etiqueta para usar o celular no trabalho


Não pega bem gritar ao celular em pleno expediente de trabalho, tirando a concentração de todos ao seu redor. A situação, apesar de estranha e rude, é muito comum no mundo corporativo.

Em artigo ao Business Insider, a colunista Vivian Giang listou oito regras básicas de comportamento com o seu celular no ambiente de trabalho, inspiradas no livro "The Essentials Of Business Etiquette", de Barbara Pachter. Confira abaixo:


Confira também: Você conhece o potencial da sua marca pessoal?
Confira também: Questão de etiqueta: Saiba como fortalecer sua marca


1. Diga seu nome ao atender o telefone

Ao atender o celular, utilize uma saudação apropriada e anuncie seu nome todo, recomenda Pachter. Usar só seu primeiro nome pode soar informal demais para qualquer ligação profissional e usar só o sobrenome pode ser muito abrupto. O ideal é nome e sobrenome, como por exemplo, "Jake Jones, boa tarde!".

2. Tenha consciência do volume de sua voz

Algumas pessoas não têm noção da altura de suas próprias vozes, especialmente quando sua atenção está focada na pessoa do outro lado da linha. "As pessoas devem se lembrar de falar em um tom baixo", diz Patcher. "Se as pessoas ao seu redor olharem para você, você precisa baixar o volume da voz".

3. Não atenda o celular durante reuniões

Ao longo de uma reunião ou refeição, se você atende o telefone, está basicamente dizendo à pessoa do encontro que outra pessoa merece mais sua atenção do que ela. Se você espera uma importante ligação e não pode remarcar o encontro, avise a pessoa que ligaria para você antes da reunião. Em última hipótese, você pode dizer "tenho que atender esta ligação" e explique brevemente o motivo.

4. Não deixe o celular sobre a mesa ao encontrar outras pessoas

Fazer isso é outra maneira de mostrar à pessoa que ela não vale o seu tempo. Parece que os fanáticos por celulares estão tão ansiosos para se conectar com mais alguém. "Mesmo se você não atender o telefone, pode ser uma fonte de distração".

5. Respeite áreas de silêncio

Se você está no meio de uma reunião ou conferência, é rude desligá-lo com um som e incomodar as outras pessoas, diz a autora. A melhor forma é deixar o celular no modo vibratório.

6. Escolha um toque de chamada mais comum ou discreto

Você realmente quer que seus colegas ouçam o último hit de Kanye West enquanto você tenta silenciar o aparelho? Com certeza não. Você precisa considerar quais tons musicais escolher e considerar como as outras pessoas podem reagir a ele, recomenda Patcher.

7. Deixe os outros saberem quando você está no viva voz

Deixe a pessoa do outro lado da linha saber quando você está no viva voz. Se você precisa colocar o aparelho neste módulo, se certifique de informá-la imediatamente, assim como, falar quem está junto de você.

8. Não deixe mensagens de voz muito longas

"Economizar tempo é uma das maiores razões para as pessoas não ouvirem suas mensagens", diz Patcher. Então, ao fazer isso, seja breve. Envie uma mensagem rápida e objetiva, como faria em um e-mail. "Se deixar seu número, diga devagar. As pessoas ficam malucas quando precisam ouvir a mensagem novamente apenas para anotar o número certo.''.


Confira também: Como conduzir uma reunião

Confira também: 10 Dicas para utilizar bem o seu e-mail