5 Dicas para ser mais confiante e lidar com dúvidas

5 Dicas para ser mais confiante e lidar com dúvidas


O dia a dia de um profissional normalmente é corrido, e tomar decisões rápidas é primordial em alguns casos. Muitas vezes o maior desafio é ter que decidir sem ter a certeza absoluta, é normal ter dúvidas, mas muitas vezes o tempo não permite grandes planejamentos e esclarecimentos de todos os detalhes, por isso lidar com dúvidas de forma com que isso não atrapalhe o desempenho profissional é essencial.

Daniela Mello Ferreira, escritora, treinadora e master em coach comenta sobre o assunto e indica algumas atitudes que podem ajudar o profissional: ''Todos nós possuímos um questionador dentro de nós, ele nos desafia e nos ajuda encontrar caminhos e saídas, mas pode nos barrar e fazer com que se tornemos medrosos e arcaicos, uma vez que a inovação sempre será enxergada com dúvida e estranheza'', afirma.


Confira também: Dicas para apresentação de suas ideias


Confira cinco dicas que lhe ajudará gerenciar seus questionamentos no âmbito profissional:


1. Tenha foco: Saiba aonde se quer chegar, quando se é estimulado por resultados a compreensão do que deve ser feito é maior. Ter um foco significa que o caminho a ser percorrido já foi desenhado, feito isso, os desafios do dia a dia são superados com mais facilidade.

2. Aja com paixão: Quando o profissional gosta do que faz, ele é mais convicto e a convicção é uma ótima estratégia para combater o nosso questionador. Enxergue em suas atividades algo que você goste isso pode estimular sua criatividade.

3. Enxergue além: O questionador age principalmente por meio das coisas que não conhecemos a fundo. Ao tomar uma decisão o ''e se'' pode ser predominante quando não se conhece o caminho, por isso deve-se enxergar além, ter visão de futuro ajuda a ter mais segurança.

4. Aprenda com erros e contratempos: Muitas vezes erros de percurso e situações delicadas como falta de dinheiro pode bloquear a criatividade e a segurança e dar mais força para dúvidas e questionamentos. O erro é consequência de alguém que tentou algo, e é melhor tentar do que ser inerte.

Além disso, erros indicam o que pode ou não ser feito novamente, extraia do erro e de qualquer situação elementos que te faça crescer. Não deixe que a falta de dinheiro lhe tire a vontade de criar e inovar falta de recursos não minimiza conhecimentos e capacidade.

5. Tenha autoconhecimento: Conhecer a si próprio e todas as suas competências são as maiores e melhores armas para se lutar contra dúvidas e questionamentos. O autoconhecimento é uma característica fundamental a todos os profissionais, pois é o que permite uma pessoa utilizar e gerenciar suas qualidades da melhor e mais eficaz maneira.

Lembre-se que a capacidade de criar e inovar é muito importante e só se alcança excelência nestas competências com muita confiança e dedicação!


  

Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo