Como se preparar para uma entrevista de emprego virtual

Como se preparar para uma entrevista de emprego virtual


Além de buscar candidatos nas redes sociais, as empresas investem também no recrutamento on-line. A etapa da entrevista, por exemplo, já é feita pela internet, por meio de ferramentas como, Skype e outras formas de conversação instantânea.

Monica Mayol, consultora da Cia de Talentos, comenta que a empresa tem um equipamento próprio com transmissão de imagem e voz para as entrevistas virtuais. Apesar da facilidade aparente dessa ferramenta, a consultora recomenda que os candidatos prepararem-se, busquem informações sobre a empresa e evitem o uso de gírias, por exemplo.


Confira também: Saber falar em público é essencial


Palavras completas

Uma atenção especial deve ser dada às abreviações de palavras, comuns nos bate-papos virtuais. Expressões como ''kd'', ''naum'', ''blz'' não devem ser usadas, alerta Sérgio Coelho, diretor da Homewebbing, agência de marketing digital, que usa as entrevistas virtuais como um primeiro filtro.

''No Skype, por exemplo, utilizamos frases pequenas, entretanto pela agilidade da ferramenta, em alguns momentos, digitamos mais rapidamente do que o pensamento estruturado e saem respostas imaturas, prejudicando o teor da mensagem. Os jovens não são acostumados a utilizar a ferramenta para questões profissionais pelo uso extenso no relacionamento pessoal, fator que gera insatisfação'', diz Coelho.

Erich Kosloski, gerente de Recursos Humanos da Navita, empresa de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções para portais corporativos, comenta que a ferramenta é utilizada frequentemente para vagas de trabalho no exterior, em navios, companhias aéreas, como também em casos de consultoria e coaching executivo, além de programas de supervisão profissional.

Pesquisa

''Preparar-se para uma entrevista envolve pesquisar o segmento de mercado almejado, como também a cultura, costumes, etiqueta de cada profissão e a organização escolhida. Um candidato observador descobrirá rapidamente essas respostas, logo no primeiro contato com o possível empregador: seja no site da empresa, seja por meio de um telefonema ou durante uma conversa informal com pessoas que já pertencem ao grupo ou à empresa na qual deseja ingressar''

Para entrevistas com câmera, Kosloski aconselha que o ambiente tenha um fundo neutro e o candidato esteja com a vestimenta e apresentação pessoal condizentes com o segmento de mercado almejado.

Tecnologia

''Entrevistas de emprego pela internet requerem ainda capacidade de transmissão de dados estável e rápida, e uma webcam de alta resolução ajuda a comunicação, visto que uma grande quantidade de informações são trocadas entre candidato e recrutador, e a maioria delas não é necessariamente verbal, como por exemplo, expressões faciais, gestos etc.'', conclui.


  

Modelos de Curriculum Vitae (Downloads Gratuitos)

Currículo, emprego e cursos certificados

As 10 pinturas mais famosas do mundo