Como fortalecer sua rede de contatos

Como fortalecer sua rede de contatos


Que o networking é um forte aliado na carreira, todo profissional sabe. Porém, alimentar e fortificar a rede de contatos de maneira sólida é o maior desafio neste sentido. De nada adianta ter centenas de pessoas adicionadas em redes sociais, ou espalhar cartões de visitas a esmo, se não existe foco e qualidade nos relacionamentos que estreitamos.

Inúmeros contatos negligenciados ao longo da carreira tornam-se frágeis e inconsistentes, e muitos se dão conta da importância do relacionamento profissional quando acabam desligados da empresa ou sofrem baixas no próprio negócio.

''A pessoa deve sempre procurar manter os relacionamentos vivos, oferecendo ajuda e mantendo o interesse em relação a assuntos da profissão. Deve ser uma relação mútua e natural, de modo que recorrer ao colega em um momento de dificuldade não se torne algo constrangedor ou forçado'', indica Walter Tamaki, diretor da Ventana Capital, especializada em gestão, renegociação e reestruturação de empresas.


Confira também: Você sabe se desculpar?


Estreitar o relacionamento e ter foco

Praticar o networking é buscar indicações, pedir conselhos e trocar ideias sobre o mercado de trabalho – é um processo social com propósito profissional. O indivíduo deve ser assertivo e ir em busca da oportunidade com o foco certo. É necessário relacionar quem são as pessoas influentes, quais são as empresas que deve procurar, listar os contatos, colocar um plano de ação e organizar-se.

Confira, a seguir, algumas dicas de Walter Tamaki para você estreitar os relacionamentos:

Visite seus clientes e fornecedores. Está sem tempo? Organize-se! Interesse-se pelo que estão fazendo, descubra quais dificuldades estão tendo e auxilie-os.

Sonde o terreno, veja quem precisa de profissionais e indique pessoas. Mantenha contatos com todos, com os que procuravam e com aqueles que você indicou. Um dia você pode precisar deles.

Gere valor, faça além e, sempre que puder, desenvolva projetos em conjunto. Exponha-se. Como profissionais, a questão de ampliarmos nossos conhecimentos é sempre uma oportunidade bem vinda. Quando fazemos o mínimo, quando fazemos só a nossa parte, temos a ilusão de estarmos nos poupando, quando, na verdade, estamos deixando de investir para o futuro.

Se você sempre foi empregado e agora deseja abrir um negócio próprio, pode desconhecer coisas simples, como direitos e processos trabalhistas, encargos incidentes sobre produtos e serviços, como estabelecer preço etc. Se for o seu caso, invista em cursos, e não deixe de visitar e conversar com os chefes ou gerentes desses setores em sua empresa. Além de aprender, você cria um relacionamento com alguém que pode te ajudar ou tirar uma dúvida no futuro.