+A +/- -A

Combinação perfeita: Desejo, intenção e atitude

Combinação perfeita: Desejo, intenção e atitude


Desejar algo é fundamental para a motivação das pessoas e na perspectiva profissional, por exemplo, o anseio pode ser conclusivo para o sucesso. Uma promoção, um aumento de salário, uma recolocação, requalificação, enfim estes desejos podem servir como combustível que guiam profissionais ao êxito.

Todos desejam conquistar algo, e, após esse desejo, desenvolvem a intenção da conquista – porém, muitos param por aí e não concretizam a sua vitória. Por que isso acontece? Porque falta a atitude!

Intenções ou atitudes qual fator é mais importante para um profissional? Mario Sergio Cortella, filósofo, professor e doutor responde. ''Muitos dizem que 'o que vale é a intenção', mas eu digo que boas intenções não possuem nenhum valor se não se transformam em uma atitude concreta. Você já deve ter ouvido falar que 'de boas intenções, o inferno está cheio', não é? Então, é preciso entender que apenas o desejo e a intenção de conquistar algo não são o suficiente, é preciso colocar em prática esses desejos'', explica.


Confira também: Dicas para apresentação de suas ideias


Como ser um profissional de atitude?

Muitos profissionais são excelentes em desejar, mas não possuem intenções e nem agem para que seus anseios sejam viabilizados. Talvez por receio de errar ou por não serem levados a sério e também há aqueles casos em que se pensa ''é melhor deixar como está''. Mas esta atitude deve ser alterada, a inovação é um dos caminhos para se concretizar desejos. Fazer diferente, pensar diferente, só assim os resultados mudarão.

''A receita perfeita para conquistar os seus objetivos é juntar a intenção e o desejo com a atitude. A intenção e o desejo servem apenas para a pessoa 'se ver no futuro', ou seja, como ela seria se conquistasse aquilo que deseja e intenciona. A atitude é o que faz isso tornar-se realidade'', explica Cortella.

Mario também ressalta a importância de ter autoconhecimento para fazer as melhores escolhas. ''É comum que muitos se sintam inseguros quando se deve escolher algo, mesmo porque existem vários caminhos para considerar. Sendo assim, encontra-se as melhores soluções quando se busca respostas dentro de si mesmo o que ajuda a fortalecer atitudes e intenções''.