Atualização profissional: Saiba qual o melhor momento para buscá-la

Atualização profissional: Saiba qual o melhor momento para buscá-la


Muitas vezes, por causa da rotina de trabalho, profissionais apontam não encontrar tempo para realizarem treinamentos para sua atualização profissional. Tal condição pode prejudicar a carreira, uma vez que o trabalhador que não se atualiza fica obsoleto no mercado de trabalho e não consegue novas oportunidades pela falta de preparo.

É importante que sempre que se sentir desatualizado o profissional procure treinamentos que possam qualificá-lo, pois esta atitude resultará em várias conveniências. ''A qualificação pode ser uma excelente oportunidade para buscar novos desafios ou até mesmo crescer na carreira. Ela é muito importante não apenas para se atualizar, mas também para sair do ambiente de trabalho tradicional e ter novos insights e conhecer novos profissionais'', aponta o palestrante e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, Alexandre Slivnik.

Segundo o especialista em Recursos Humanos e gestão de capital humano, Evaldo Burcoscki, sempre que um profissional perceber que está desatualizado deve buscar a qualificação, sem precisar esperar que a empresa na qual trabalha ofereça um treinamento. ''O crescimento é dele e seguirá com ele, mesmo que seja em outra empresa'', aponta Burcoscki.


Confira também: 6 Cursos úteis para encontrar emprego rapidamente


A opinião é a mesma de Etienne Carvalho, coordenadora de cursos do Boas Escolhas, que acredita que ''a carreira de cada um deve ser tratada como seu principal negócio, e nos negócios é necessário investir tempo, dedicação e também recursos financeiros.''

A pesquisa ''O retrato do treinamento no Brasil'' (Pesquisa Anual da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) e MOT (Mudanças Organizacionais e Treinamento) aponta que vários profissionais já estão preocupados com isso. De acordo com o estudo, 27% dos colaboradores das empresas que responderam à pesquisa, participaram de alguma forma do custeio das ações de treinamento.

Para Etienne, uma boa ocasião para o profissional buscar a atualização é o período de férias, por exemplo, pois é o momento ideal para que ele renove suas ideias ao mesmo tempo em que pode recarregar as energias. ''A qualificação no período de férias possibilita que o profissional busque alternativas e soluções para o próximo semestre, e como neste período a rotina muda, é possível encontrar cursos para a qualificação e atualização profissional'', aponta a coordenadora de cursos.

Uma das possibilidades para o período são os cursos comportamentais, de desenvolvimento pessoal e das habilidades de liderança. Outra boa opção são os cursos de idiomas.

''O que o profissional deve entender é que sua qualificação visa o mercado de trabalho como um todo e não a empresa em que está atualmente. É importante se preparar para as oportunidades e também competitividade que o próprio mercado oferece e não se restringir ao que a empresa poderá ou não oferecer'', conclui Etienne.