9 Vantagens de ter cartões de crédito

9 Vantagens de ter cartões de crédito


Muito se fala sobre o mal causado pelo uso do cartão de crédito. Alguns especialistas financeiros chegam até a recomendar que se destrua todos os cartões, principalmente para aqueles que não conseguem refrear seus impulsos de consumo. Além disso, ainda há os custos referentes à anuidade ou à mensalidade e as taxas de juros de seu financiamento.

No entanto, para as pessoas que possuem uma relação de consumo saudável, o cartão de crédito pode ser um grande aliado em seu planejamento financeiro e, muitas vezes, por um custo baixo. Basta usá-lo de forma correta e valer-se de benefícios embutidos no contrato.

A principal vantagem que o cartão de crédito oferece é poder concentrar o pagamento de diversas despesas em uma única data de sua escolha. Além disso, diversos cartões oferecem vantagens como, assistência e seguro de viagem, acúmulo de pontos que podem ser trocados por prêmios, entre outros.


Confira também: 10 Dicas de segurança para quem utiliza cartões de crédito


Confira abaixo 9 vantagens de ter cartões de crédito:


1. Conveniência: Carregar um cartão de crédito é muito mais fácil do que carregar dinheiro;

2. Segurança: É mais seguro carregar um cartão de crédito, especialmente se você paga o seguro de roubo e perda, que possibilita o reembolso de possíveis gastos indevidos. No caso do dinheiro, se você perder ou se for roubado, dificilmente irá recupera-lo novamente.

3. Crédito rápido: É muito útil ter crédito disponível de forma rápida se você passar por uma situação emergencial e não tiver a quem recorrer. A maioria dos hospitais e farmácias, por exemplo, aceitam os cartões de crédito como forma de pagamento. Também costuma ser assim com agências de viagens, oficinas mecânicas, entre outros.

4. Maior prazo para o pagamento da fatura: O cartão de crédito lhe dá condições de ''alívio'' por até 40 dias corridos, antes que você comece a pagar juros sob as suas compras.

5. Acessibilidade internacional: Cartões de crédito internacionais são aceitos para adquirir produtos e serviços, tanto no Brasil quanto no exterior. Você pode fazer compras pela internet ou usá-los presencialmente, em restaurantes, por exemplo, em qualquer lugar do mundo.

6. Parcelamento das compras: Um dos benefícios em destaque é a possibilidade de parcelar seus pagamentos, sem juros. E é muito melhor do que ficar distribuindo cheques pré-datados, com todos os seus dados e mais a sua assinatura. Se o seu cartão utiliza chip, você sequer precisa assinar, basta uma senha, o que ajuda a preservar seus dados.

7. Benefícios exclusivos: Alguns cartões de crédito oferecem prêmios, descontos, bônus, milhas, entre outros. Um usuário pode aproveitar essas oportunidades sem se comprometer financeiramente.

8. Controle de gastos: Mais uma vantagem do cartão (especialmente para aqueles que fazem orçamentos) é que você consegue visualizar através do seu extrato, de uma só vez, para onde o seu dinheiro está indo.

9. Crédito extra: Na maioria dos casos, as operadoras de cartões de crédito disponibilizam crédito extra emergencial, sem precisar de garantias, fiador, preenchimento de notas promissórias e tantas outras burocracias para quem necessita de crédito. Evidentemente, os juros serão mais altos, mesmo assim, não deixa de ser um benefício interessante.