Dicas de segurança para as férias

Dicas de segurança para as férias


Prestar atenção em algumas dicas de segurança pode ajudar a manter você, seus amigos e familiares longe do perigo. Na qualidade de médico da sala de emergência no Sul da Califórnia, Brady Pregerson da algumas lições que são especialmente recorrentes e relevantes durante as temporadas de férias. Confira abaixo:


Confira também: 10 Dicas de segurança para quem utiliza cartões de crédito
Confira também: 10 Dicas importantes para manter seus filhos protegidos na internet


1. Atividades ao ar livre

Se você trabalha ou se diverte na terra, nunca se esqueça de manter a vacina antitetânica em dia. O Clostridium tetani, uma bactéria mortal, vive no solo e pode entrar no corpo por meio de cortes minúsculos ou de pequenas farpas, afirmou Pregerson em entrevista.

Quando você está cortando a grama, primeiro tire as pedras e os gravetos que podem sair voando com o cortador de grama. Use óculos de proteção e trabalhe transversalmente em terrenos inclinados.

Acabe com a população de mosquitos da casa se livrando dos focos de água parada, especialmente depois da chuva.

Ao fazer trilhas, tente se manter em ''áreas conhecidas''. Pregerson sugere atenção para encontrar um ponto de referência que possa ajudá-lo a fazer o caminho de volta.

Tente fazer trilhas com mais alguém e leve água, protetor solar, uma muda de roupa, uma bússola e alguns alimentos não perecíveis.

Evite fazer exercícios pesados nos dias de muito calor.

Os mais velhos e as crianças, que são mais vulneráveis, devem ficar longe do sol e beber muito líquido.

Usar sapatos apropriados à beira da piscina e em banheiros púbicos pode reduzir o risco de ter pé-de-atleta. Na praia, eles podem prevenir ferimentos causados por materiais cortantes escondidos na areia, além de proteger contra a areia quente.

Alguns dos ferimentos de verão mais graves ocorrem por conta do mau uso de acendedores e churrasqueiras. Nunca jogue produtos inflamáveis diretamente sobre o fogo.

2. No carro

Sempre que ''cair na estrada'', leve consigo o cartão do plano de saúde e uma lista de medicamentos e informações de saúde e alergias junto a sua carteira de motorista.

Se estiver viajando com um cachorro, não se esqueça de colocá-lo com segurança em uma caixa especial, ou de prendê-lo ao cinto. Animais de estimação, assim como pessoas, podem ser jogados no interior do carro, caso uma parada brusca seja necessária ou um acidente ocorra.

É claro que o motorista e todos os passageiros devem usar o cinto de segurança, e as crianças pequenas devem ficar em cadeiras apropriadas para sua idade. E elas não devem ser deixadas sozinhas no carro debaixo do sol quente, mesmo com as janelas abertas.

3. Em casa

Quem gosta de fazer as coisas em casa deve sempre se lembrar das medidas básicas de proteção quando estiver cortando madeira, aplicando uma nova camada de tinta ou instalando isolamento térmico.

Se você planeja fazer um piquenique, não deixe comida perecível em temperatura ambiente por mais de quatro horas. Resfrie os alimentos com antecedência e deixe-os refrigerados até a hora de comê-los ou de colocá-los na grelha.

4. No mar, em lagos e piscinas

Nunca nade sozinho.

Crianças devem ser observadas de perto o tempo todo, dentro e fora da água. As piscinas devem ser protegidas por uma grade e um portão de segurança.

Nunca entre na água em áreas desconhecidas, nem vá para fora dos limites demarcados para nadar. Fique atento aos adolescentes que são especialmente vulneráveis aos riscos, pois costumam ignorar os sinais de aviso.


Confira também: Benefícios imediatos e outros a longo prazo ao parar de fumar

Confira também: 8 Truques que os supermercados usam para fazer você comprar mais